Elétrico Porsche Mission X antecipa sucessor do 918 Spyder

Porsche Mission X Concept

Protótipo inspirado em Le Mans pretende abrir caminho para o novo recordista de Nürburgring.

Para celebrar o seu 75º aniversário, a Porsche resolveu apresentar o Mission X, um protótipo que pretende abrir caminho para um novo hipercarro elétrico. Em causa está um sucessor do 918 Spyder e do Carrera GT a lançar em 2027, que traz um objetivo pré-definido: tornar-se no carro de produção mais rápido a dar uma volta ao circuito de Nürburgring, na Alemanha – atualmente na posse do Mercedes-AMG One com 6 minutos 35,18 segundos.

Este modelo revelado ontem, na antecâmara do arranque das 24 Horas de Le Mans, é um modelo de dois lugares que se faz valer de uma boa relação peso/potência para conseguir atingir o objetivo pretendido. Este modelo de estrada tem cerca de 4,5 metros de comprimento e 2,73 m de distância entre eixos, além de menos de 1,2 m de altura. Conta com jantes de 20 polegadas à frente e de 21 polegadas atrás otimizadas aerodinamicamente. O objetivo é ter uma relação peso/potência de 1 cv/kg, com um peso entre 1400 e 1500 kg e um débito de potência a rondar os 1500 cv. A Porsche diz que instalou a bateria atrás dos bancos, normalmente a posição ocupada pelo motor de um carro de motor central, de modo a favorecer o comportamento dinâmico. Outro objetivo dos engenheiros é que o carro produzida a “downforce” similar à do atual 911 GT3 RS, que é capaz de gerar 860 kg a 285 km/h.

A Porsche diz que melhorou a arquitetura de 900V do carro de modo a que a Mission X consiga carregar duas vezes mais rápido comparativamente com o Taycan. Isto significa que o novo hipercarro deverá subir de 225 para 450 kW. Esta decisão permitirá a utilização de uma bateria relativamente pequena, o que permitirá reduzir peso. Por falar disso, o construtor ainda não disse qual a bateria que utiliza neste concept, embora se suspeita que seja similar à que se encontra em modelos de competição ou em hipercarros.

Visualmente, o Mission X é inspirado nos protótipos de Le Mans, sem perder o típico visual de luxuoso e moderno. Existe um vidro tipo cápsula com um exosqueleto em plástico reforçado a fibra de carbono a prolongar-se até atrás dos bancos. As portas, fixas no pilar A, têm uma abertura inspirada no 917 de competição e abrem para a frente e para cima. Destaque para a nova assinatura luminosa quadripartida disposta na vertical, inspirada no 906 e no 908, sendo que atrás os farolins são uma barra luminosa transparente com o lettering Porsche iluminado. Existem ainda alguns detalhes aerodinâmicos, nomeadamente umas “lâminas” atrás das rodas, que ajudam a arrefecer os travões.

Por dentro, o cockpit assimétrico é típico de um modelo de competição, com os dois bancos a assumirem cores diferentes. Ambos têm cintos de segurança com seis apoios, além de um volante igualmente inspirados nos de corridas, com patilhas acopladas. Realce também as ferramentas para ajudar a bater o referido recorde, nomeadamente as câmaras, um botão que desbloqueia um modo mais dinâmico e um módulo com telemetria.

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