“Remake” elétrico do Lotus Elise S1 carrega em seis minutos

Nyobolt EV Concept

Protótipo do desportivo foi criado pela Nyobolt em conjunto com a Callum Design.

Os tempos de carregamento são um dos aspetos mais criticados no que à mobilidade elétrica diz respeito. Mas, mesmo não conseguindo que o tempo de carregamento se equipare ao tempo de reabastecimento de um carro a combustão, os britânicos da Nyobolt apresentaram um protótipo com baterias que permitem carregamentos ultrarrápidos. Para o efeito desenvolveram um desportivo que permite uma carga completa em menos de seis minutos.

Este Nyobolt EV Concept vem equipado com um pack de baterias de 35 kWh de capacidade, proporcionando 250 km de alcance. O peso deste carro não foi revelado, embora esteja mais perto de uma tonelada do que de duas, segundo o fabricante. A Nyobolt estima que este protótipo seja capaz de carregar a mais do dobro da velocidade comparativamente com qualquer outro carro atualmente em produção, dizendo ainda que testou mais de 2 mil cargas rápidas até ter chegado a essa conclusão, sem que se tenha registado uma significativa degradação da capacidade da bateria – outro aspeto normalmente sensível no que diz respeito aos elétricos. Contudo, segundo a Nyobolt, só será possível atingir esta velocidade de carregamento quando chegarem ao mercado carregadores de 1 MW. As novas baterias da Nyobolt começarão a ser produzidas em 2024, podendo ser utilizadas não só em carros mas em robótica, em habitações e em sistemas de armazenamento de energia, entre outros. Recorrendo a materiais novos e a células com um novo desenho, estas baterias serão mais compactas e mais leves face às atuais, além de prometerem ser mais potentes e eficientes.

O desenho do protótipo foi assinado por Julian Thomson, o responsável pelo Lotus Elise original. O designer, atualmente ao serviço da General Motors, quis fazer uma reinterpretação moderna do coupé, embora esta seja mais larga, comprida e mais baixa face ao Elise lançado em 1996. A ajudar Thomson esteve a Callum Design, empresa fundada em 2019 pelo antigo designer da Jaguar, Ian Callum. Foram utilizadas novas jantes de 19 polegadas, faróis em LED de formato afilado, câmara de marcha-atrás, além de uma traseira esculpida reminiscente do modelo que lhe serviu de inspiração.

Deixe um comentário

*