Segundo Akio Toyoda, o novo modelo contará com som artificial que imita o som de um motor a gasolina.
Entre os 15 protótipos elétricos que a Toyota revelou em 2021 um dos deixou maior curiosidade foi o Sports EV, que antecipa um desportivo “zero emissões” com tejadilho tipo Targa e solo da Gazoo Racing. No mês passado ficou-se a saber que este modelo faz parte do plano de lançamentos e que chegará ao mercado em 2026. Como tal, não é propriamente uma surpresa a Autocar noticiar que este desportivo elétrico GR (na imagem um “render” assinado pela Autocar) já se encontra em fase de testes.
O mais interessante, contudo, é o facto de o chairman e “master driver” da marca nipónica, ter já dado uma “voltinha” no dito protótipo, afirmando esta nova proposta contará com uma caixa manual, apesar de ser 100% elétrico. A juntar a isso, segundo ele, o carro terá um som de motor similar ao de um desportivo convencional, ao ponto de não se saber distinguir entre ambos.
Além deste Sports EV, que pretende ser um sucessor espiritual do MR2, a divisão de luxo da Toyota, a Lexus, pretende lançar um sucessor do LFA, que também já tem confirmados três pedais e até um tacómetro. A versão de produção do Electrified Sport Concept contará com sistema “stear-by-wire” e “brake-by-wire”, além de tração integral (com um motor em cada eixo). Este “super” Lexus promete 0-100 km/h em menos de 2 segundos e mais de 700 km de autonomia.