Caterham Project V antecipa coupé elétrico de 272 cv

Caterham Project V Electric Sports Car

Protótipo de três lugares pesa 1190 kg e promete até 400 km de autonomia. Lançamento está previsto para 2025.

A Caterham quer alargar a sua gama para além do Seven e o Project V, que estreará hoje ao público no Festival de Goodwood, no Reino Unido, mostra o caminho de um futuro modelo a lançar entre o final de 2025 e o início de 2026. Este novo estudo de três lugares saiu da inspiração de Anthony Jannarelly, o novo responsável de design da Caterham, que pensou no projeto desde o início para ser um elétrico. Tal como sucede com o Seven, este Project V é inspirado no Lotus Seven original, ou seja, pretende ser um coupé de tração traseira o mais leve possível. A principal diferença é que traz propulsão 100% elétrica. Para o efeito a aposta recaiu num motor traseiro de 200 kW/272 cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 55 kWh capaz de proporcionar até 400 km de alcance. Este bateria carrega de 20 a 80% em 15 minutos numa tomada de 150 kW.

Este desportivo minimalista surge apenas com 1190 kg. É feito com base num chassis em fibra de carbono e alumínio, incluindo suspensão dianteira ajustável e traseira de triângulos sobrepostos, além de uma direção com assistência elétrica. Segundo a marca britânica, estas caraterísticas permitem acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h.

Por dentro, o V possui uma disposição de 2+1 lugares, sendo possível em opcionalmente uma configuração 2+2. A Caterham diz que os três lugares ajudam a otimizar o conforto do ocupante da segunda fila, além de proporcionar maior flexibilidade de utilização. O cockpit é minimalista, com dois mostradores redondos digitais à frente do volante, acompanhados de vários botões na zona inferior da consola central, que permitem escolher o modo de condução (Normal, Sport e Sprint, que ajustam a aceleração, a configuração da suspensão e da direção). O sistema de infotainment é simples e permite espelhar o smartphone.

Segundo a Autocar, o Project V terá o preço inferior a 94 mil euros.

Deixe um comentário

*