Caterham Seven 170 pesa menos que o motor do Chiron

Caterham Seven 170

A versão mais leve de sempre do Seven anuncia a mesma relação peso/potência do Porsche Taycan.

O Caterham Seven é um dos modelos mais leves e puros desportivos do planeta. A versão 270 permite acelerações de 0-96 km/h em 5 segundos e pesa singelos 540 kg (sensivelmente um terço de um Porsche 911 Carrera 4S). Contudo, a marca britânica propõe agora o 170, que é simplesmente o Seven mais leve de sempre. Este “peso pluma” pesa 440 kg, menos 50 kg que o motor do hipercarro W16 do Bugatti Chiron. O 170 é também o mais estreito Seven de sempre com 1470 mm de largura (menos 10 mm face ao antigo 160). Este encurtar de medidas permitiu reduzir 50 kg na balança, ao mesmo tempo que permite encaixar nas normas dos kei-car no Japão.

O motor é um três cilindros turbo com 660 cc de origem Suzuki associado a uma caixa manual de cinco velocidades. Debita 85 cv e 116 Nm no eixo traseiro através de um eixo rígido. Existem duas versões à disposição: uma versão mais orientada para o conforto 170S e outra mais focada para pista 170R. O 170S é uma continuação do 160, surgindo um para-brisas integral, bancos em couro preto, jantes de 14 polegadas e volante Momo. Anuncia 0-100 km/h em cerca de 7 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Já o 170R não tem para-brisas e acrescenta bacquets feitas em material compósito, cintos de segurança de competição, uma afinação mais firme da suspensão e um diferencial de deslizamento limitado. Esta é a versão 170 tem 440 kg, o que equivale a 5,24 kg/cv (similar à do Porsche Taycan, que pesa 2125 kg). Anuncia emissões de CO2 de 109 g/km (WLTP), cumprindo a norma Euro 6.

Aquele que é o Caterham mais barato da atualidade já está disponível na Europa com preços a começarem nos 26.840 euros. Este é o primeiro Caterham a ser apresentado desde que a empresa foi comprada pela VT Holdings, uma empresa sediada no Japão.

Deixe um comentário

*