Hot hatch elétrico MG EX4 é um tributo ao Metro 6R4 de ralis

Protótipo feito com base no MG4 XPower foi apresentado no Festival de Goodwood.

A MG Motor decidiu apresentar o EX4 no Festival de Goodwood, no Reino Unido. Trata-se de um protótipo de um “hot hatch” elétrico feito a partir do MG4 XPower de estrada. A marca britânica atualmente nas mãos dos chineses da SAIC não revelou as especificações deste concept, mas o modelo que lhe serve de base debita 435 cv e 600 Nm, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

O novo protótipo elétrico conta com um lábio dianteiro proeminente, arcos das rodas alargados, um spoiler de grande dimensões na traseira, a que se junta um difusor que ocupa toda a zona posterior. É pouco provável que a MG venha a apostar numa versão “road legal” deste EX4.

A principal inspiração deste EX4 é o Metro 6R4 de ralis do grupo B do início da década de 1980, que contava com um motor V6 3.0 de colocação central a debitar 410 cv, a enviar potência para as quatro rodas através de uma caixa manual de cinco velocidades. Este mítico Metro 6R4 terminou o Rali da Lombardia de 1985 em terceiro lugar, atrás de dois Lancia Delta S4 (que se estreavam nessa circunstância). No resto dessa temporada o recém-criado motor V6 deu vários problemas, forçando a desistência em todas as restantes provas. No ano seguinte, os ralis do grupo B foram extintos. Contudo, foi mais tarde que o Metro de ralis alcançou algum sucesso em provas de rallycross. Já o Metro de estrada, produzido entre 1980 e 1997, é um dos modelos britânicos mais populares de sempre, tendo vendido mais de 1,5 milhões de unidades só no Reino Unido.

Deixe um comentário

*