Som do motor V8 da Jaguar vai ser eternizado em biblioteca

Som do V8 da Jaguar foi eternizado

Marca britânica vai dedicar-se a 100% a modelos elétricos daqui a dois anos, mas a sonoridade do bloco do F-Type poderá ser ouvido por futuras gerações.

A Jaguar vai despedir-se dos modelos a combustão em 2025, em detrimento de uma gama 100% elétrica. Nesta transição ficará para trás o motor V8 5.0 com compressor. Contudo, a marca britânica garantiu que o som “rouco” deste bloco de oito cilindros poderá ser ouvido por futuras gerações na Biblioteca Nacional do Reino Unido. Em concreto, o registo do som do F-Type R 75 (o modelo que representa a despedida do desportivo) foi captado por profissionais. O modelo de 575 cv foi colocado na mesma câmara insonorizada em Gaydon na qual o som do escape do V8 do F-Type tinha sido otimizado para ser reproduzido no exterior e no interior do carro. Foram registadas duas gravações: uma de 30 e outra de 47 segundos.

O som do V8 da Jaguar foi arquivado (e poderá ser ouvido a partir do próximo outono) no mesmo local onde constam registos dos primeiros carros da história ou da voz de Florence Nightingale.

Deixe um comentário

*