Cadillac Escalade elétrico tem 750 cv

Cadillac Escalade IQ

Variante elétrica do SUV traz jantes de 24 polegadas e até 724 km de autonomia.

Depois da berlina Celestiq, a General Motors resolveu dar novo uso à plataforma Ultium numa inédita variante elétrica do Escalade – um dos seus modelos mais importantes da atualidade. Apelidado de IQ, esta versão “zero emissões” chegará em 2025 para concorrer com propostas como o Mercedes-Benz EQS SUV. Um dos principais argumentos deste novo Escalade “zero emissões” é a bateria composta por 24 módulos com mais de 200 kWh de capacidade (o dobro da utilizada no SUV mais pequeno Lyriq) que permite até 724 km de autonomia – aproximando-se dos 212 kWh utilizados no “primo” GMC Hummer EV. O novo SUV da Cadillac utiliza uma arquitetura elétrica de 800V, o que deve permitir carregamentos até 350 kW. Segundo o fabricante, numa tomada rápida é possível obter o equivalente a 160 km de autonomia em 10 minutos. Já numa tomada doméstica de 7,7 kW carrega de 0 a 100% em cerca de 30 horas.

O Escalde IQ vem munido de fábrica de tração integral, debitando 680 cv e 833 Nm no modo Normal. Contudo, no modo Velocity Max estes números crescem para 750 cv e 1064 Nm. Neste último, possibilita projetar o SUV de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Este modelo elétrico permite ainda rebocar até cerca de 3600 kg, de acordo com as estimativas da Cadillac.

Conta ainda com tecnologia “one pedal” e travagem regenerativa variável de fábrica, assim como uma bomba de calor que ajuda a reduzir o nível de energia utilizado para a climatização de cinco zonas. Realce igualmente para o sistema de quatro rodas direcionais e para a função de condução na diagonal a baixa velocidade Arrival Mode. Já a suspensão pneumática e o amortecimento magnético é de série, possibilitando oscilar a carroçaria em altura até 5 cm. Inclui também o sistema de carregamento bidirecional V2H (vehicle to home), que possibilita fornecer energia a uma habitação, por exemplo.

Visualmente, este modelo mantem a estética imponente e ousada do Escalade original lançado em 1999. Distingue-se por ter elementos aerodinâmicos aprimorados (que lhe permitem um coeficiente de arrasto 15% inferior face ao modelo térmico), e uma aparência mais futurista, graças aos faróis verticais e grelha iluminada, complementados por jantes de 24 polegadas.

Por dentro, o destaque principal vai para o painel com 55 polegadas, que reúne a instrumentação digital, o ecrã tátil ao centro e outro ecrã para o passageiro da frente. Realce igualmente para os bancos revestidos a couro, aplicações em madeira e comandos metalizados. Nota ainda para o sistema de som AKG com 40 altifalantes.

O Escalade IQ tem 5697 metros de comprimento (mais 31 cm que o SUV convencional) e 3459 m de distância entre eixos. A bagageira oscila entre 671 e 3375 litros de espaço, complementada por uma “frunk” com 345 litros.

Vem equipado com um sistema monitorização do ângulo morto e prevenção ativa de colisão, travagem automática de emergência em cruzamentos e interseções, câmara de alta definição de 360 graus e um sistema de prevenção de colisão com peões e bicicletas.

O preço arrancará nos 118 mil euros nos EUA. As encomendas arrancarão daqui a um ano e as entregas serão consumadas a partir do final do próximo ano.

Deixe um comentário

*