Porsche estreia Cayenne Turbo E-Hybrid com 739 cv

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid

Modelo a combustão mais potente da marca está disponível no formato convencional e coupé.

A Porsche revelou aquele que é o Cayenne mais potente de sempre, mas também o seu modelo a combustão mais potente da atualidade. Chama-se Cayenne Turbo E-Hybrid, tem 739 cv e vem substituir o Turbo GT (puramente a combustão). Já está disponível para encomenda sendo que o preço começa nos 212.528 euros no formato de carroçaria convencional e nos 216.095 euros no formato coupé. Existe ainda um pacote GT que começa nos 250.538 euros. Fará a sua estreia ao público dentro de poucos dias no Salão de Munique, na Alemanha.

Com 2,2 toneladas, este novo Cayenne Turbo E-Hybrid alinha pelas alterações estéticas operadas aquando do facelift do SUV, introduzidas no início do ano. Contudo, a sua grande mais-valia é o motor V8 4.0 biturbo a debitar 599 cv, a operar em conjunto com um motor elétrico de 176 cv/130 kW. O débito conjunto de potência é de 739 cv e 950 Nm. O fabricante anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 295 km/h. Este híbrido conta com uma bateria de 25,9 kWh de capacidade instalada debaixo da mala. Segundo a Porsche, o novo carregador de bordo de 11 kW possibilita carregar essa bateria em menos de 2h30. Isso reflete-se também em mais autonomia em modo elétrico, cifrada agora nos 82 km (em cidade). O valor combinado ainda não foi revelado, mas estima-se que será superior aos 30 km do antigo Cayenne Turbo S E-Hybrid.

Este Turbo E-Hybrid conta com uma suspensão adaptativa pneumática de fábrica. Esta possui duas câmaras e duas válvulas, possibilitando um ajustamento separado do ressalto e da compressão da suspensão. Desta forma, há um maior leque de afinações entre os modos Comfort e Sport Plus. Também de série é incluído o sistema Torque Vectoring Plus com o Dynamic Chassis Control e o sistema de quatro rodas direcionais a surgirem como opcionais.

Visualmente, este híbrido destaca-se pela frente específica, com entradas de ar maiores. As jantes e a zona inferior da carroçaria surgem pintadas na mesma cor da carroçaria, sendo que o conjunto distingue-se também pelas pinças de travão em vermelho e dupla ponteira de escape. De fábrica são ainda incluídos os faróis HD-Matrix Design LED.

Por dentro, o destaque vai para o volante aquecido GT Sport, forro do tejadilho Race-Tex, decorações em alumínio no tablier e no forro das portas, além dos bancos Sport revestidos em couro e com 18 níveis de regulação. Em opção, existem ainda os bancos Comfort com 14 níveis de ajustamento. No pacote são ainda oferecidos o painel de instrumentos curvo com 12,6 polegadas, ecrã central de 12,3” e o novo sistema de carregamento sem fios do smartphone de 15 watt e com ar condicionado.

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