Cayenne Turbo GT é o SUV da Porsche mais rápido de sempre

Porsche Cayenne Turbo GT

Nova variante com 640 cv foi especialmente afinada para pista.

Poucos dias depois de ter anunciado que uma nova variante do Cayenne bateu o recorde da volta entre os SUV de produção no circuito de Nürburgring – com uma volta em 7 minutos 38,9 segundos (três segundos mais rápido que o Audi RS Q8, o anterior detentor da melhor marca, registada em 2019) -, a Porsche mostrou o modelo na íntegra. Chama-se Cayenne Turbo GT e já está disponível a partir dos 259.527 euros, com o arranque da entrega das primeiras unidades previsto para meados de setembro. Aquele que é o SUV mais rápido da história da marca de Zuffenhausen está disponível apenas no formato de carroçaria coupé e traz debaixo do capot um motor V8 4.0 biturbo com 640 cv e 849 Nm – mais 90 cv e 80 Nm que o Turbo normal, ficando apenas atrás do Cayenne Turbo S E-Hybrid que reúne 680 cv. Comparativamente com o Turbo Coupé convencional, esta nova variante do SUV recebeu novos elementos na cambota, pistões, bielas, conjunto de distribuição e amortecedores de vibração torsional. A potência é distribuída através de uma versão modificada da caixa de dupla embraiagem Tiptronic S de oito velocidades, com passagens mais rápidas. A isso junta uma caixa de transferência refrigerada a água para o sistema Porsche Traction Management. Quando equipado com o opcional pack Sport Chrono, anuncia 0-100 km/h em 3,3 segundos (menos 0,6 seg. que o Turbo e 0,3 seg. que o Lamborghini Urus). A velocidade máxima é de 300 km/h.

Mais orientado para pista, este Turbo GT beneficia de uma suspensão 17 mm mais baixa face ao Turbo convencional e de um camber negativo com mais 0,45 graus no eixo dianteiro. A suspensão pneumática com três níveis possui uma afinação 15% mais rígida, dependendo do modo de condução selecionado. As afinações para o sistema de gestão ativa da suspensão, da gestão dinâmica do chassis e do sistema de vectorização de binário receberam uma afinação mais desportiva. O Cayenne Turbo GT vem equipado com jantes de 22 polegadas e pneus específicos Pirelli P Zero Corsa de dimensão 285/35 à frente e 315/30 atrás, acompanhados de travões carbocerâmicos com discos de 440 mm à frente e 410 mm atrás. O SUV recebe entradas de ar dianteiras laterais de maiores dimensões e um lábio inferior mais pronunciado. Além disso, o tejadilho, as capas dos espelhos, a cobertura do difusor traseiro e a zona lateral da asa traseira são feitos em fibra de carbono. O spoiler adaptativo possui uma “flap” de 51 mm (do dobro do tamanho da convencional) e permite gerar mais 40 kg de “downforce”. Na traseira, realce para a dupla ponteira de escape oval ao centro, com ponteiras em titânio e sem silenciador central (o que possibilitou uma redução de 18 kg). O sistema de quatro rodas direcionais foi reprogramado, assim como as barras de estabilização ativas, de modo a conseguir melhorar o comportamento em curva.

Por dentro, há quatro bacquets, com as da frente a permitirem oito níveis de ajuste elétrico. Todas possuem uma zona central em Alcantara perfurada e pespontos e cintos de segurança em tons de Neodyme ou Artic Grey. Nota ainda para o logótipo Turbo GT bordado nos encostos de cabeça. No volante há uma marca às 12h em amarelo e um novo botão Sports Response. O Turbo GT é também o primeiro Cayenne a receber o sistema de infotainment PCM 6.0 que traz novas funções e compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto.

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