Nova variante com 640 cv foi especialmente afinada para pista.
Poucos dias depois de ter anunciado que uma nova variante do Cayenne bateu o recorde da volta entre os SUV de produção no circuito de Nürburgring – com uma volta em 7 minutos 38,9 segundos (três segundos mais rápido que o Audi RS Q8, o anterior detentor da melhor marca, registada em 2019) -, a Porsche mostrou o modelo na íntegra. Chama-se Cayenne Turbo GT e já está disponível a partir dos 259.527 euros, com o arranque da entrega das primeiras unidades previsto para meados de setembro. Aquele que é o SUV mais rápido da história da marca de Zuffenhausen está disponível apenas no formato de carroçaria coupé e traz debaixo do capot um motor V8 4.0 biturbo com 640 cv e 849 Nm – mais 90 cv e 80 Nm que o Turbo normal, ficando apenas atrás do Cayenne Turbo S E-Hybrid que reúne 680 cv. Comparativamente com o Turbo Coupé convencional, esta nova variante do SUV recebeu novos elementos na cambota, pistões, bielas, conjunto de distribuição e amortecedores de vibração torsional. A potência é distribuída através de uma versão modificada da caixa de dupla embraiagem Tiptronic S de oito velocidades, com passagens mais rápidas. A isso junta uma caixa de transferência refrigerada a água para o sistema Porsche Traction Management. Quando equipado com o opcional pack Sport Chrono, anuncia 0-100 km/h em 3,3 segundos (menos 0,6 seg. que o Turbo e 0,3 seg. que o Lamborghini Urus). A velocidade máxima é de 300 km/h.
Mais orientado para pista, este Turbo GT beneficia de uma suspensão 17 mm mais baixa face ao Turbo convencional e de um camber negativo com mais 0,45 graus no eixo dianteiro. A suspensão pneumática com três níveis possui uma afinação 15% mais rígida, dependendo do modo de condução selecionado. As afinações para o sistema de gestão ativa da suspensão, da gestão dinâmica do chassis e do sistema de vectorização de binário receberam uma afinação mais desportiva. O Cayenne Turbo GT vem equipado com jantes de 22 polegadas e pneus específicos Pirelli P Zero Corsa de dimensão 285/35 à frente e 315/30 atrás, acompanhados de travões carbocerâmicos com discos de 440 mm à frente e 410 mm atrás. O SUV recebe entradas de ar dianteiras laterais de maiores dimensões e um lábio inferior mais pronunciado. Além disso, o tejadilho, as capas dos espelhos, a cobertura do difusor traseiro e a zona lateral da asa traseira são feitos em fibra de carbono. O spoiler adaptativo possui uma “flap” de 51 mm (do dobro do tamanho da convencional) e permite gerar mais 40 kg de “downforce”. Na traseira, realce para a dupla ponteira de escape oval ao centro, com ponteiras em titânio e sem silenciador central (o que possibilitou uma redução de 18 kg). O sistema de quatro rodas direcionais foi reprogramado, assim como as barras de estabilização ativas, de modo a conseguir melhorar o comportamento em curva.
Por dentro, há quatro bacquets, com as da frente a permitirem oito níveis de ajuste elétrico. Todas possuem uma zona central em Alcantara perfurada e pespontos e cintos de segurança em tons de Neodyme ou Artic Grey. Nota ainda para o logótipo Turbo GT bordado nos encostos de cabeça. No volante há uma marca às 12h em amarelo e um novo botão Sports Response. O Turbo GT é também o primeiro Cayenne a receber o sistema de infotainment PCM 6.0 que traz novas funções e compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto.