Coleção de 56 Porsches clássicos vai a leilão

Porsche White Collection

Os modelos em questão têm a particularidade de serem pintados de branco e vão do 356 ao 918 Spyder.

Um colecionador norte-americano, que ao longo da vida reuniu na sua garagem 56 clássicos da Porsche, vai leiloar a sua coleção pela mão da RM Sotheby’s entre 1 e 2 de dezembro. Esta coleção tem a particularidade de todos os carros serem pintados de branco.

Na coleção, constituída essencialmente ao longo da última década, constam quase apenas edições de produção limitada, com poucos quilómetros registados no odómetro. Naturalmente, existem alguns 911 das várias gerações. O mais velho é um coupé de 1965 e o mais novo é um Targa 4S Heritage Design Edition de 2021. Pelo meio, destaque para um Carrera RS (disponível nas versões Touring e Lightweight) de 1973, para um Speedster de 1989 e para um Turbo S “de nariz achatado” datado de 1994. Contudo, o mais valioso dos 911 à disposição é mesmo um Carrera RSR 3.8, um de 51 exemplares alguma vez produzidos, com a particularidade de ser apenas uma das duas unidades aptas para circular em estrada. Este modelo equipado com um motor opcional de ignição dupla de Le Mans, com macacos pneumáticos, além de um interior luxuoso em couro vermelho, tem apenas 70 km percorridos. Estima-se que possa ser arrematado entre 1,9 e 2,4 milhões de euros.

Pelo meio há uma panóplia de outros modelos da Porsche, incluindo meia dezena de unidades do 356, um 914, um 924, um 928, uma dupla de 944, além de dois tratores. A estrela da companhia é, no entanto, um 918 Spyder de 2015, com pacote opcional Weissach, que se espera possa valer entre 2,4 e 2,9 milhões de euros.

Mas este leilão não é apenas composto por carros. Entre 556 itens listados, há ainda vários acessórios, nomeadamente conjunto de ferramentas, volantes, rádios vintage da Becker e da Blaupunkt, capacetes, malas e até um sistema de microfilmes que vai do 356 ao Boxster. A estes juntam-se posters antigos e artigos de memorabilia.

Deixe um comentário

*