Novo BMW X2 traz inédita versão elétrica com 313 cv

BMW iX2

SUV cresceu e beneficia de uma curva coupé mais acentuada.

A BMW revelou a segunda geração do X2, que estará à venda a partir de março de 2024. O SUV cresceu 200 mm em comprimento (para um total de 4,55 metros), 21 mm em largura e 64 mm em altura face ao modelo original. Este aumento geral das dimensões contribuíram para mais 115 litros de capacidade na bagageira (reunindo um total de 560 litros nas versões térmicas e 515 nas versões EV), além de proporcionar mais espaço para pernas para os ocupantes da segunda fila.

Visualmente, realce para a nova grelha maior, que pode ser opcionalmente iluminada em LED. A grelha recebe cortinas ativas que fecham automaticamente, para melhorar a aerodinâmica. No caso do inédito iX2, a grelha é totalmente fechada. A variante elétrica recebeu ainda um trabalho específico na zona inferior da carroçaria, possibilitando reduzir o coeficiente aerodinâmico em 0,02 face ao modelo térmico – contribuído para um total de 0,25 cx. A autonomia deste SUV “zero emissões” vai até 449 km (WLTP), um valor superior ao do iX1 (modelo com o qual partilha a plataforma). O iX2 pode carregar até 130 kW numa tomada rápida e graças a um novo software consegue carregar de forma mais consistente face aos outros elétricos da marca bávara. Por exemplo, é possível carregar à velocidade máxima mesmo a partir dos 50% da capacidade da bateria. O iX2 vem equipado com um sistema de travagem regenerativa com funcionalidade adaptativa, ajustando de forma ativa o sistema de acordo com as condições do trânsito. É possível alimentar a bateria com a travagem até 120 kW (ou 60 kW em desacelerações), sendo que a sua intensidade pode ser regulada manualmente através do infotainment. O iX2 vem equipado com dois motores, o que lhe confere tração integral, tendo 313 cv (em overboost) e 494 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 5,6 segundos.

Contudo, o X2 mais rápido é o M35i xDrive de 300 cv e 400 Nm debitados de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo e acoplado a uma caixa automática de sete velocidades e com um diferencial autoblocante mecânico. Este anuncia 0-100 km/h em 5,4 segundos. Este modelo recebeu também um chassis específico, que promete melhorar a resposta da direção. O M35i traz travões M Compound com discos de 385 mm à frente e 330 mm atrás. Por dentro, dispõe de bancos em couro.

Todas as variantes trazem a mais recente versão do sistema iDrive com um ecrã tátil de 10,7 polegadas (e com acesso aos serviços Airconsole) e um painel de instrumentos de 10,25”.

Deixe um comentário

*