Mazda prestes a estrear MX-5 Concept

Mazda MX-5 Concept

Teaser foi mostrado numa altura em que os nipónicos assumem que estão a desenvolver um “Miata” elétrico.

A Mazda anunciou que o MX-5 será o seu principal foco no Japan Mobility Show, a 25 de outubro. Assim, além do já revelado facelift ND3 e do NA da primeira geração, o construtor exibirá igualmente um “Miata” para crianças 2/3 do tamanho do normal, assim como um MX-5 SeDV adaptado para condutores com incapacidade motora (com uma alavanca a substituir os pedais de acelerador e travão, permitindo ainda a condução só com uma mão por via de uma pega no volante, além da possibilidade de colocar uma cadeira de rodas no lugar habitualmente ocupado pelo banco do passageiro). Contudo, os olhos estarão postos num novo protótipo do MX-5, cujo primeiro teaser foi agora revelado.

Pela foto da traseira, este concept remete para o Vision Study concept que foi dado a conhecer em novembro do ano passado, graças aos farolins repartidos e com o “lettering” com o nome da marca ao centro. Aquando da estreia desse referido estudo, a marca nipónica deu a entender que o MX-5 estava para ficar, apesar das cada vez mais restritas regras de emissões. No entanto, no início do ano passado, Joachim Kunz, o responsável pelo desenvolvimento de produto e engenharia na Europa, admitia que a continuidade do roadster só seria possível com algum tipo de “eletrificação”. À Top Gear, Kato Matsue, o diretor do departamento de desenvolvimento de motores, é mais claro, assume que a Mazda está ativamente a desenvolver um MX-5 100% elétrico.

Ao que tudo indica, este novo concept “mistério” antecipa a próxima geração do MX-5. E dado que acaba de ser mostrada a mais recente atualização da atual geração, o ND3, é possível que só em 2026 venhamos a ter uma nova geração nos concessionários.

Até 2025, a Mazda irá lançar mais dois elétricos. O único em catálogo é neste momento o MX-30. O fabricante de Hiroshima quer ter uma gama totalmente elétrica até ao final da década.

Deixe um comentário

*