Mazda mostra protótipo de MX-5 elétrico

Mazda Concept

Desportivo faz parte do plano de eletrificação da marca japonesa que inclui investimento na ordem dos 11 mil milhões de euros.

A Mazda revelou o seu plano estratégico até 2030. Este tem como principal foco a eletrificação, com um investimento na ordem dos 11 mil milhões de euros. O objetivo é que os modelos “zero emissões” representem 40% das vendas globais da marca nipónica até 2030. Em jeito de teaser, a Mazda apresentou um protótipo de um coupé de três portas, com estilo similar ao do MX-5. Este concept poderá antecipar a quinta geração do famoso desportivo.

Visualmente, o estudo traz proporções semelhantes às do ND, com uma silhueta baixa, arcos das rodas pronunciados, tejadilho rígido e portas com abertura asa de gaivota. Na dianteira, a grelha é iluminada e há faróis em LED escamoteáveis. Na traseira, realce para o óculo traseiro grande e linha de cintura elevada, ao estilo do RX-7, com farolins redondos típicos do MX-5.

O plano de eletrificação da Mazda envolve investimentos em baterias, motores e chips. A primeira fase, de 2022 a 2024, focar-se-á no desenvolvimento. Depois, até 2027, terá um período de transição com novos sistemas híbridos e elétricos para a China e resto do mundo. A fase final, de 2028 a 2030, incluirá uma “ofensiva” de modelos elétricos. A marca japonesa aproveitou para reafirmar que pretende ter fábricas neutras em carbono até 2035, recorrendo a energias renováveis e a combustíveis neutro em carbono. Além disso, a Mazda anunciou que pretende atingir a meta de zero mortes na estrada com os seus carros até 2040.

Deixe um comentário

*