Italdesign redesenha Asso di Picche 50 anos depois

Italdesign Asso di Picche Movimento

Coupé elétrico digital é uma reinterpretação do estudo originalmente concebido por Giugiaro.

Em 1973, a Italdesign criou o Asso di Picche (Ás de Espadas) para o carroçador Karmann. Agora, para assinalar os 50 anos da sua apresentação, foi desenvolvida uma reinterpretação virtual.

O Asso di Picche in Movimento é assim coupé elétrico 2+2 que recupera o espírito do protótipo originalmente desenhado por Giorgetto Giugiaro. Com 4,66 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,23 m de altura (ligeiramente mais que um Lamborghini Huracán), o novo concept tem três portas, carroçaria em alumínio e carateriza-se pela ausência de pilar central. O para-brisas, o tejadilho e o óculo traseiro surgem unidos, criando uma superfície transparente feita de policarbonato. O teto panorâmico recebeu um tratamento polarizado que protege a 100% dos raios UVA. Em vez de espelhos retrovisores, surgem duas câmaras. O capot ventilado, que imita o do modelo original, é o local onde se encontra a tomada para carregar o carro. Por baixo há uma bagageira na qual é possível acomodar dois trolleys. As portas permanecem alongadas e com a mesma forma do Ás de Espadas original, com um sistema de abertura de dupla dobradiça que as faz avançar e rodar. Na traseira, pontifica um spoiler ativo, um refletor e um ponteira central. Os faróis criam uma assinatura formada por duas letras D e atrás há 13 barras de forma progressiva.

No interior, realce para dois elementos cilíndricos de grandes dimensões ao estilo do modelo original, embora com recurso a um ecrã que ocupa todo o tablier capaz de rodar e recolher. O volante possui uma forma simples e um interior retangular, de modo manter aberto o campo de visão do condutor, além de dois comandos cilíndricos. Já os cintos de couro nos painéis das portas tornam-se funcionais, uma vez que integram o apoio de braços e operando como puxadores das portas.

O Asso di Picche original foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1973 e era um coupé desportivo de 2+2 lugares feito com base no chassis e mecânica do Audi 80. Desenvolvido para o histórico carroçador Karmann, tinha referências visuais a outros protótipos históricos: o Alfa Romeo Caimano e o Maserati Boomerang. O objetivo era apresentar um carro próximo da produção, mas o concept nunca passou a essa fase. Contudo, o seu design original e vanguardista serviu de inspiração para outros modelos lançados nos anos seguintes.

Deixe um comentário

*