Toyota mostra pick-up versátil do tamanho da Hilux

Toyota IMV 0 Concept

IMV 0 Concept pode tornar-se numa autocaravana, num veículo de emergência fora de estrada, numa roulotte de vender comida, entre outros.

A Toyota começou por apresentar o IMV 0 (com o nome Rangga), acrónimo para Innovative International Multi-purpose Vehicle, no passado mês de agosto na Indonésia. Agora, a marca nipónica revelou mais derivações do referido protótipo de uma pick-up de dimensões similares às de uma Hilux por ocasião do Japan Mobility Show, em jeito de antecipação de uma versão de produção que será mostrada no próximo ano.

Por exemplo, desta vez, o IMV 0 concept derivou no Mobility Café, uma espécie roulotte de venda de comidas e bebidas, e no Capsule Bar, que permite as visitantes do referido certame ganharem miniaturas de carro que responderem a uma pergunta simples. Mas a versatilidade deste protótipo não se fica por aqui. Contudo, num dos “renders” digitais agora mostrados, é possível ver uma pick-up de cabine dupla, com pneus de todo o terreno, um para-choques reforçado com uma barra em LED e vários ganchos, além de um compartimento para o transporte de mercadorias no tejadilho. Esta versão mais “aventureira” lembra modelos mais retro como o Land Cruiser.

Outro concept refere-se a uma derivação “overland”, com uma cabine fechada e alongada. Esta versão traz um vão traseiro mais comprido e uma altura superior, o que permite instalar uma tenda. Esta versão conta com pneus de todo o terreno, maior altura ao solo, além de proteções adicionais na secção dianteira. Por fim, a Toyota divulgou imagens de uma versão com símbolos da Cruz Vermelha, além de duas derivações “low-rider” deste IMV 0.

A marca japonesa vai aproveitar o evento para mostrar o chassis-cabine despido deste protótipo IMV 0, dando a entender que o proprietário poderá instalar a secção posterior do carro ao seu gosto, tornando o processo de transformação mais fácil e barato.

O IMV 0 originalmente mostrado em dezembro de 2022 tem 5300 mm de comprimento, 1785 mm de largura, 1740 mm de altura e 30885 mm de distância entre eixos – valores próximos de uma Hilux atual. O chassis é de travessas e longarinas, com molas de folhas no eixo posterior. Este modelo será lançado com versões Diesel, a gasolina, híbridas e 100% elétrico. Será oferecido sobretudo a pensar em mercados emergentes, com um preço abaixo da Hilux – que já se encontra há oito anos no mercado.

Deixe um comentário

*