Ingleses recriam primeira geração do Jaguar E-Type

Jaguar E-Type Series 1 Roadster by Helm

Restomod assinado pela Helm Motorcars promete um carro melhor que o de fábrica.

A Jaguar lançou o E-Type em 1961 e logo nessa altura deixou a concorrência em sentido, uma vez que até Enzo Ferrari o considerou o “carro mais bonito alguma vez produzido”. Agora, os britânicos da Helm Motorcars resolveram produzir uma recriação do modelo da primeira geração. Este modelo vem pintado precisamente na cor icónica da Ferrari, o Rossa Corsa, sendo acompanhado de sensores de estacionamento à frente e atrás, além de “piscas” em LED. O construtor recorreu ainda a alumínio para fazer as portas e o capot, além de incluir para-choques produzidos artesanalmente. Destaque a nível visual para a inclusão de elementos cromados com revestimento em níquel. Todos os componentes elétricos e mecânicos foram revestidos para resistir à corrosão.

O motor é o conhecido 4.2 de seis cilindros em linha naturalmente aspirado, que foi totalmente restaurado para conseguir debitar 300 cv e 449 Nm. No original E-Type Series 1 o bloco oferecia 265 cv e 385 Nm. A Helm recorreu à tecnologia de injeção eletrónica de combustível, em vez da configuração de fábrica com três carburadores. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de quatro velocidades e de um diferencial autoblocante. Nova é também a direção assistida e a suspensão ajustável (em ambos os eixos).

Por dentro, realce para os revestimentos que misturam veludo e um couro preto de origem vegetal. Há alguns elementos modernos a assinalar também, nomeadamente a câmara de visão traseira, sistema de som compatível com Bluetooth e ar condicionado. O carro vem acompanhado de um par de malas de viagem pretas feitas de pele de vitela italiana, que podem ser amarradas à bagageira com a ajuda de tiras em couro.

Estes E-Type da Helm têm uma produção limitada a 20 unidades. Cada um destes roadsters demora 3800 horas a ser feito através de um processo totalmente artesanal.

Deixe um comentário

*