Novo modelo de acesso da Tesla será feito na Alemanha

Render digital do novo "mini" Tesla

Hatchback, no qual serão utilizados nos métodos de produção, terá um preço a partir de 25 mil euros.

A Tesla prevê construir o seu novo modelo de acesso na Alemanha, segundo referiram fontes da marca norte-americana referiram à Reuters. A posição ainda não é oficial, mas trata-se de um modelo cujo preço base será de 25 mil euros que além de Gruenheide, nos arredores de Berlim – onde atualmente é produzido o Model Y (o seu “best-seller” europeu) -, poderá vir a ser feito também na Índia e no México. A mesma fonte diz ainda que Elon Musk, o patrão da Tesla, ainda não se quis comprometer com uma data de lançamento.

Alegadamente, este novo “Model 2” (nome que dificilmente será o definitivo) utilizará um novo sistema de produção mais barato através da fundição da maior parte da zona inferior da carroçaria numa única peça. Segundo estimativas da marca, este processo de produção permitirá poupar na ordem dos 950 euros por carro. Além disso, a nova plataforma da Tesla, que será utilizada no referido hatchback, permitirá aceitar baterias com qualquer tipo de compostos químicos. De acordo com Colin Campbell, o responsável pelas motorizações, o novo motor elétrico não precisará praticamente de utilizar elementos raros na sua composição. Um fornecedor da Tesla adiantou que a marca quer produzir 4 milhões de unidades deste novo “mini” elétrico até 2030 (na imagem, um “render” digital da Autocar), aumentando o volume para 20 milhões no total. Este “2” virá concorrer com propostas como o MG 4 EV ou o BYD Dolphin, além dos futuros Renault 5 EV e VW ID 2.

Na semana passada, a gestão da Gigafábrica alemã anunciou um aumento de 4% dos ordenados para os 11 mil trabalhadores efetivos para o mês de novembro. Este aumento surgiu na sequência de queixas dos sindicatos que alegam que estes trabalhadores recebem menos face à média no setor, apesar do aumento de ordenado de 6% ocorrido no ano passado. O The Wall Street Journal diz ainda que os trabalhadores alemães da Tesla receberão um bónus de 1500 euros em dezembro e que em fevereiro haverá um aumento de 2500 euros.

Deixe um comentário

*