Toyota Hilux híbrida chega em 2024

Toyota Hilux Hybrid 48V

Variante “mild hybrid” Diesel da pick-up promete uma redução nos consumos.

A Toyota anunciou que lançará em meados de 2024 uma variante híbrida da Hilux. A pick-up nipónica beneficiará de um módulo “mild hybrid” de 48V no motor 2.8 de quatro cilindros turbodiesel, com uma bateria de iões de lítio com 7,6 kg posicionada por baixo dos bancos de trás e que carrega durante as travagens e desacelerações. Este sistema acrescenta 16 cv e 65 Nm em aceleração. Talvez mais importante do que isso, a pick-up beneficia graças a esta tecnologia de uma redução de consumos na ordem dos 5% em comparação com a versão não eletrificada.

Segundo o fabricante, o sistema híbrido, composto por motor de arranque/gerador, ajuda a melhorar a capacidade fora de estrada, com o sistema de travagem regenerativa a trabalhar para uma melhor estabilidade em descidas acentuadas e a assistência elétrica a proporcionar acelerações mais suaves em mau piso. Adicionalmente, o sistema de 48V contribui para uma condução mais refinada no para-arranca, graças à melhor resposta ao pedal do acelerador e a um arranque mais suave do motor. Ao ralenti, a Hilux passou a trabalhar também nas 600 rpm em vez de 720 rpm, contribuindo para uma maior facilidade do controlo da pick-up. O fabricante dedicou-se a impermeabilizar o sistema híbrido de modo a que seja possível efetuar passagens a vau até 700 mm. A capacidade de carga não sofreu alterações, mantendo-se nos 1000 kg, nem a capacidade de reboque de 3500 kg.

Por dentro, realce para o sistema de infotainment com ecrã de 8 polegadas, além do sistema de aviso de pré-colisão, aviso de saída de faixa e cruise control adaptativo.

Além da Hilux, também o Land Cruiser adotará o mesmo sistema “mild hybrid” de 48V.

Deixe um comentário

*