Nova submarca Firefly do fabricante chinês chegará em 2025.
A Nio, uma concorrente da Tesla, anunciou que lançará a submarca Firefly na Europa em 2025. Segundo o fabricante chinês este novo emblema contará com carros desenhados e desenvolvidos especificamente para o Velho Continente, com modelos elétricos compactos, do tamanho de um VW Polo – aptos a rivalizar com propostas como as da igualmente chinesa BYD, como o Dolphin, ou com os futuros VW ID.2 e o Renault 5. De acordo com o responsável máximo da marca, Lihong Qin, os carros da Firefly serão pequenos, mas dotados de tecnologia avançada.
Além disso, a Firefly está a apontar para uma gama de modelos com preços a arrancarem nos 25 mil euros. A juntar ao preço competitivo, outra das suas armas é uma nova versão da sua plataforma de troca de baterias que ainda se encontra em fase de desenvolvimento mas que permite aceitar baterias mais pequenas que não só funcionarão nos modelos da recém-criada marca chinesa como também em carros da Geely e da Changan, que recentemente assinaram uma parceria com a Nio. Em complemento, a nova plataforma utilizará um sistema elétrico de 800V, o que permitirá efetuar carregamentos rápidos.
Além da Firefly, a Nio lançará outra submarca em solo europeu, a Alps. Esta focar-se-á em modelos elétricos mais orientados para as famílias, com rivais dos Tesla Model Y e Model 3, segundo Qin. O objetivo é que este novo emblema esteja presente em países como França, Espanha e Itália. A Firefly e a Alps terão as suas operações independentes da Nio, contando também com uma equipa de pesquisa e desenvolvimento própria.
Atualmente a Nio está presente para já em cinco mercados europeus, incluindo a Alemanha, com os seus modelos premium tais como o ET5 Tourer. Agora, o objetivo é atingir o mercado generalista com as suas duas novas submarcas.