NIO ET5 é novo concorrente chinês do Tesla Model 3

NIO eT5

Numa das suas versões, a berlina elétrica promete até 1000 km de autonomia.

A NIO é um fabricante chinês que se lançou no mercado há cinco anos para combater a Tesla. Nesse espaço de tempo, apresentou o hipercarro EP9, os três crossovers EC6, ES6 e ES8, além da berlina de grandes dimensões ET7 – que chegará em 2022. Agora, sem perder tempo, apresentou o seu sexto modelo, ao mesmo que abriu as encomendas na China, o ET5. Trata-se de uma berlina elétrica mais compacta que vem rivalizar diretamente com o Model 3.

Esteticamente, o ET5 é uma espécie de ET7 (um concorrente do Model S) à escala, uma vez que é um modelo feito para ser o mais eficiente e aerodinâmico possível tal como o seu “irmão” maior. Existem, no entanto, umas ligeiras diferenças no formato do para-choques dianteiro, com entradas de ar maiores e luzes de nevoeiro reformatadas. A traseira, além de mais pequena, é um pouco mais arredondada. As cápsulas no tejadilho servem para albergar elementos para o sistema de condução semiautónoma de nível 2+, incluindo câmaras de alta resolução, radares, 33 sensores e um laser LiDAR, acompanhado de um supercomputador. O ET5 tem 4790 mm de comprimento, 1960 mm de largura, 1499 mm de altura e 2888 mm de distância entre eixos. Com uma carroçaria de estilo fastback, apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0,24. A distribuição de peso é 50/50, diz a marca. O sistema de travagem, desenvolvido internamente, tem pinças de quatro êmbolos em cada roda. Num interior feito de materiais sustentáveis (que pode ser encomendado com seis ambientes diferentes), as atenções ficam concentradas num ecrã de 10,5 polegadas que serve de painel de instrumentos e num ecrã central de 12,8 polegadas disposto na vertical. A luz ambiente tem 256 cores, o som é Dolby Atmos 7.1.4 surround (acompanhado de 23 altifalantes e 1000W de potência) e há uma chave digital. A berlina conta ainda com o cockpit digital panorâmico com realidade virtual chamado PanoCinema, que é combinado com uns óculos de realidade aumentada, projetando uma imagem com 6 metros de profundidade e 201 polegadas para a navegação. Para já, está disponível uma configuração com dois motores (204 cv no eixo dianteiro e 285 cv no eixo posterior), para uma potência combinada de 483 cv e 700 Nm. Existe opções de bateria de 75, 100 e 150 kWh de capacidade, que correspondem a uma autonomia a oscilar, respetivamente, entre 550, 700 e 1000 km (no ciclo CTLC, uma reprodução do WLTP europeu). O sprint 0-100 km/h é cumprido em 4,3 segundos. O carro dispõe de oito modos de condução. A NIO permite ainda o acesso a uma rede de troca automática de baterias na China, num processo que demora 3 minutos.

As primeiras entregas do ET5 estão previstas para setembro de 2022. Na China os preços começam nos 46 mil euros, acompanhado de 10 anos de garantia. Além do seu país natal e da Noruega, a NIO venderá o carro na Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca. Até 2025, a NIO que chegar a mais de 25 países.

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