Primeiro campeão de vendas 100% elétrico no “Velho Continente” superou o Dacia Sandero e o VW T-Roc.
O Tesla Model Y é o novo campeão de vendas na Europa. Segundo dados da Dataforce, aquele que é o primeiro modelo “zero emissões” a alcançar este estatuto teve 254.822 unidades comercializadas no “Velho Continente” – batendo assim o Dacia Sandero, que teve 235.893 exemplares vendidos. A fechar o pódio ficou o “português” Volkswagen T-Roc, acumulando 206.438 unidades. No caso do Model Y, que este no topo das vendas durante 7 dos 12 meses do ano, estamos perante um crescimento de 85% nas vendas face a 2022 e mesmo no do Sandero, líder do top durante quatro meses, houve um crescimento de 17,5%.
Top 20 de vendas na Europa
Posição Modelo Vendas de 2023 Vendas de 2022
1 Tesla Model Y 254,822 137,608
2 Dacia Sandero 235,893 200,736
3 VW T-Roc 206,438 180,909
4 Renault Clio 202,942 143,293
5 Peugeot 208 194,376 206,986
6 Opel Corsa 188,662 163,861
7 VW Golf 184,279 177,386
8 Toyota Yaris Cross 176,685 136,959
9 VW Tiguan 174,267 149,023
10 Skoda Octavia 161,784 112,776
11 Ford Puma 159,778 136,976
12 Toyota Yaris 158,838 175,562
13 Hyundai Tucson 158,831 150,728
14 Peugeot 2008 158,571 140,826
15 Dacia Duster 156,556 149,323
16 Kia Sportage 152,342 137,378
17 Citroen C3 146,008 143,467
18 Nissan Qashqai 145,476 115,980
19 Renault Captur 145,078 135,066
20 VW Polo 139,761 113,567
Não deixa de ser curioso que nos 30 mais vendidos na Europa no ano transato apenas o líder, o norte-americano Model Y, é 100% elétrico – apesar de quer o Opel Corsa quer o Peugeot 2008, também aqui incluídos, terem versões EV. Para encontrar outro modelo “zero emissões” é preciso ir até ao 33º posto onde se encontra o Tesla Model 3, com um total de 99.552 unidades. Não satisfeita com este resultado, a Tesla anunciou no início deste ano uma descida de 2 mil euros no preço do Model Y na Europa, que agora começa nos 42.990 euros em Portugal. É importante assinalar também que o Volkswagen Golf, um habitual vencedor por décadas a fio – aliás, ganhou pela última vez em 2021 -, não foi além do sétimo lugar. Igualmente, o campeão do ano passado, o Peugeot 208 quedou-se pelo quinto posto.