Lancia revela novo Ypsilon elétrico

Lancia Ypsilon Limited Edition Cassina

Utilitário recebe edição limitada de lançamento Cassina.

Para dar entrada numa nova era da sua história, a Lancia aposta no seu primeiro carro elétrico. O nome é conhecido do passado: Ypsilon. Esta geração do utilitário carateriza-se pelo visual futurista, pelo novo sistema de infotainment da Stellantis e traz uma mesa a bordo. No lançamento, o novo Ypsilon é proposto numa edição de lançamento Cassina (nome de uma marca de mobiliário, responsável pelo desenho do interior e pelas cores exteriores), que é limitada a 1906 (um número alusivo ao ano de nascimento do emblema italiano).

O carro, que será apresentado na íntegra em Milão (Itália) a 14 de fevereiro (data da abertura das encomendas), mas cujas imagens já podem ser vistas num novo vídeo promocional. Se é verdade que o perfil é similar ao do Peugeot e-208 (com o qual o modelo transalpino partilha a plataforma), são visíveis as semelhanças do novo Ypsilon com o Pu+Ra HPE concept revelado há alguns meses, sobretudo no que diz respeito às luzes diurnas, aos faróis em LED e ao logo no pilar C. Atrás, realce para os farolins redondos inspirados no Stratos de ralis da década de 1970 e para o para-choques redesenhado com o logótipo a toda a largura. Por dentro, o destaque vai para os bancos em veludo canelado com motivo de canelones, para a mesa de pequenas dimensões presa ao tablier, para o volante de fundo plano revestido em couro e plástico preto e para o novo sistema de infotainment SALA (Sound Air Light Augmentation) da Stellantis. Este novo sistema conta com “widgets” personalizáveis que são projetados em dois ecrãs incluídos de fábrica, com a “homepage” a servir para centralizar o painel de controlo que permite ao condutor escolher como quer comunicar com o carro – seja por botões ou por comandos de voz.

A Lancia ainda não revelou os dados oficiais do Ypsilon, apenas que terá até 403 km de autonomia (WLTP). Isto significa que utilizará a mesma bateria de 54 kWh de capacidade (51 kWh dos quais utilizáveis) dos “irmãos” Peugeot e-208 e Opel Corsa Electric. Estima-se ainda que conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e que anunciará uma velocidade máxima de 150 km/h. À versão elétrica seguir-se-á uma versão com motor 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid” a gasolina do novo Ypsilon.

Deixe um comentário

*