Lancia revela protótipo de coupé elétrico inspirado no Stratos

Lancia Pura HPE concept

Pu+Ra HPE Concept pretende abrir caminho para os modelos a lançar na próxima década.

A Lancia vai regressar em força. E em jeito de aperitivo, depois do estudo de design Pu+Ra Zero, apresentou o protótipo Pu+Ra HPE, que pretende mostrar não só o design, mas também a tecnologia e o posicionamento dos modelos a lançar nos próximos 10 anos, onde se incluem, entre outros, versões “eletrificadas” de uma nova geração do Ypsilon (um “irmão” do Fiat 500 elétrico, previsto para 2024) e do Delta (apontado a 2028). Concretamente, este concept de um coupé elétrico traz elementos radicais e futuristas, mas também retro inspirados sobretudo no Stratos, em particular nas persianas horizontais traseiras e os farolins redondos. A alusão ao passado é feita igualmente através da cor Progressive Green, que inclui também pigmentos dourados, em homenagem ao lendário Flaminia Azzurro Vincennes. Visto de perfil, o estudo inclui linhas fluídas alusivas ao Aurelia e ao Flaminia, além do novo logo da Lancia nos vãos dianteiros. Na frente, realce para a reinterpretação da grelha típica da marca italiana, com três raios de luz. O fabricante assegurou que este estudo não evoluirá diretamente para um modelo de produção.

Com espaço para quatro ocupantes, o Pura HPE (acrónimo de High-Performance Electric) tem 4450 mm de comprimento, 1950 mm de largura e 1350 mm de altura. Por dentro, o HPE mostra um foco na tecnologia e numa abordagem premium, apontado para rivais como a Audi ou a BMW. A aposta incide ainda em cerca de 70% de materiais reciclados – sendo que a proporção em modelos de produção será de pelo menos 50%. Realce também para os tapetes redondos feitos de lã natural, para a mesa de café redonda na consola central e para os bancos dianteiros influenciados nas poltronas típicas de Itália. Nota ainda para o tejadilho em vidro circular, uma nova interpretação dos targa, que bebe inspiração na arquitetura moderna. Com um interior estilo “lounge”, este Lancia traz também um sistema de infotainment chamado SALA (acrónimo de Sound, Air, Light e Augmentation – som, ar, luz e realidade aumentada). Esta plataforma pode ser operada através de comandos por voz e de um ecrã tátil circular. Existe ainda um ecrã mais pequeno a projetar informação essencial para a condução no centro do volante.

A partir de 2026, a Lancia quer dedicar-se apenas a carros elétricos. Estima-se que em 2028, abandonará o Ypsilon híbrido, que será o seu último modelo a combustão. Todos os Lancia elétricos evoluirão a partir das plataformas STLA, partilhada com modelos da Peugeot, Alfa Romeo, Maserati e Opel – permitindo até 700 km de alcance. Portugal é um dos países nos quais a Lancia já tem distribuição assegurada, juntamente com Itália, França, Espanha, Bélgica e Países Baixos.

Deixe um comentário

*