Cupra revela Born VZ com 326 cv

Cupra Born VZ

Primeiro elétrico da marca catalã a receber o selo “veloz” tem tração traseira e 545 Nm de binário máximo.

A Cupra apresentou o seu primeiro modelo elétrico assumidamente desportivo. A base escolhida foi o Born, que agora recebe a sigla VZ (acrónimo para “veloz”), num modelo além de um aumento de potência recebe também outras novidades. Chegará aos concessionários no terceiro trimestre deste ano.

Para começar, este “hot hatch” de tração traseira recebe um incremento de potência para 326 cv e 545 Nm, mais 95 cv e 235 Nm que o Cupra Born mais potente disponível até ao momento. Graças a isso, o novo VZ consegue anunciar 0-100 km/h em 5,7 segundos – o que significa que se torna no modelo mais rápido feito a partir da plataforma MEB – e uma velocidade máxima de 200 km/h (mais 40 km/h). O Born VZ vem equipado com jantes exclusivas de 20 polegadas (incluindo um conjunto forjado), acompanhadas de pneus orientados para a performance. A bateria também aumentou a sua capacidade em 2 kWh para um total de 79 kWh, o que lhe permite uma autonomia máxima até 570 km. A bateria é compatível com carregamento até 170 kW, o que permite encher de 10 a 80% em 30 minutos. A direção recebeu igualmente uma afinação mais precisa, há alterações operadas ao nível da suspensão de modo a melhorar o comportamento dinâmico e os travões passam a ter uma sensação mais direta.

No campo estético, o VZ pode ser encomendado nas cores Dark Forest ou Midnight Black. Além disso, traz um novo logo VZ na tampa da mala em cromado escuro. Saltando para o interior, destaque para os bancos com maior apoio lombar (similares aos do Formentor VZ5). Este Born de topo conta ainda com um ecrã maior para o sistema de infotainment, com 12,9 polegadas (mais 0,9”), acompanhado por conjunto de comandos táteis para o volume e climatização que passam a ser iluminados. De fábrica, o VZ traz patilhas no volante, nas quais é possível escolher entre três níveis de regeneração da travagem. Mediante um custo adicional é possível escolher um sistema de som com 425 W e 10 altifalantes da Sennheiser.

Deixe um comentário

*