Rivian estreia dupla de SUV elétricos R2 e R3

Família Rivian

Marca norte-americana aposta em modelos mais compactos e acessíveis para combater a Tesla. Existe a possibilidade de virem a ser lançados na Europa.

Depois de ter apostado na dupla de referência R1T e R1S, a Rivian expandiu a gama com a apresentação da dupla de SUV R2 e R3, modelos mais compactos e mais baratos, que poderão vir a ser lançados na Europa.

O primeiro a chegar será o R2, cujo lançamento nos EUA está previsto para a primeira metade de 2026. Trata-se do primeiro modelo a ser baseado na plataforma para compactos. Tem menos comprimento e largura, mas mais altura face ao concorrente Tesla Model Y. Os preços arrancarão nos 41 mil euros no mercado americano. Existirão três versões em catálogo: com um, dois e três motores (esta última com dois motores atrás e um à frente, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos). No que diz respeito às baterias ainda não há confirmações oficiais, apenas que estas terão maior densidade energética face às atuais, com o pack de baterias a surgir integrado na estrutura do carro e a autonomia a superar os 483 km. Novo é também o Perception Stack que conta com 11 câmaras, 5 radares e um computador com maior capacidade de processamento, dotando o SUV de capacidade de condução autónoma melhorada. Todos os vidros deste R2, incluindo os vidros laterais traseiros e o óculo traseiro, podem ser acionados eletricamente – num conceito similar ao do Fisker Ocean. Realce ainda para os comandos hápticos no volante. Por sua vez, há igualmente uma “frunk” dianteira com capacidade para transportar seis sacos de compras ou uma mochila. Na bagageira convencional é possível albergar dois trolleys, duas malas de viagem, um carrinho de bebé e várias mochilas. Com o rebatimento da segunda fila de bancos, o R2 permite uma “verdadeira experiência de campistas para duas pessoas”. Para este tipo de aventura, haverá os packs Travel Kitchen e Rivian Treehouse (também disponível para o R3), que incluirá uma tenda no tejadilho, um colchão aquecido, um sistema de luzes integrado e um ecrã de cinema.

Além do R2, foi mostrado também o R3, cujas informações disponíveis são um pouco mais vagas. Previsto para 2027, este SUV é o mais pequeno da família e terá um preço entre os 32 e os 37 mil euros. Sabe-se que contará com uma versão desportiva R3X (ver últimas três imagens) a prometer acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.

Em 2023, a Rivian entregou mais de 50 mil unidades da dupla R1T e R1S.

 

Deixe um comentário

*