Q6 E-Tron inaugura nova era de elétricos da Audi

Audi Q6 E-Tron

Feito com base na plataforma PPE de 800V, o SUV elétrico tem até 517 cv e promete um alcance máximo de 625 km.

A Audi revelou o Q6 E-Tron, o seu primeiro modelo feito com base na plataforma PPE de 800V – a mesma do Porsche Macan EV. No lançamento, que ocorrerá no verão, o SUV elétrico estará disponível numa versão base de 388 cv e na SQ6 que chega aos 517 cv – ambas com dois motores (um por eixo) e utilizando a mesma bateria de 100 kWh (94 dos quais úteis). Este Q6 E-Tron promete um alcance máximo até 625 km (WLTP), sendo que a bateria permite efetuar carregamentos até 270 kW em corrente contínua, o que equivale a 10 a 80% da carga em 21 minutos. Depois da versão de formato convencional está prevista uma versão Sportback (coupé), além de uma versão de tração traseira, menos potente mas com mais autonomia.

O Q6 E-Tron tem 4,77 metros de comprimento (mais 18 cm que um Q4 E-Tron e menos 14 cm que um Q8 E-Tron), alinhando-se com propostas como o BMW iX3, o Ford Mustang Mach-E, o Lexus RZ, o Polestar 4 ou o Tesla Model Y. Além disso, tem 1,94 m de largura, 2,89 m de distância entre eixos e uma bagageira com 526 litros, a que se junta um “frunk” com mais 64 litros.

Por dentro, realce para os três ecrãs: o painel de instrumentos com 11,9 polegadas, o de infotainment com 14,5” e o do “pendura” com 10,9”. Também está disponível um HUD com realidade aumentada que mostra a uma distância até 200 metros. O SUV traz ainda um sistema operativo Android Automotive que permite a instalação de apps (numa loja) e atualizações permanentes. A este junta-se um novo assistente por voz, ativável através de comando tátil ou pela aplicação myAudi. Este possibilita ativar funções, definir rotas inteligentes e regular a climatização dos bancos ou a atender chamadas telefónicas, entre outros. Há uma faixa luminosa a envolver o habitáculo incluindo as portas, que além do efeito decorativo tem um elemento informativo, uma vez que se ilumina quando se aciona o “pisca” ou durante o processo de carregamento – através do pack ambiental plus. A suspensão pneumática traz amortecimento controlado eletronicamente e permite regular em altura. Além do mais, as rodas traseiras são mais largas do que as dianteiras. Entre o equipamento destaque para os faróis em LED matrix, farolins OLED com diferentes assinaturas (e que podem assumir a forma de triângulo em caso de perigo). O SQ6 E-Tron traz elementos específicos por dentro e por fora, nomeadamente bancos desportivos e um para-choques diferente, além de uma afinação específica do chassis. Um dos opcionais é o sistema de som Bang & Olufsen Premium com 22 altifalantes (com quatro deles posicionados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros).

Deixe um comentário

*