McLaren mostra como será estética dos próximos modelos

Nova linguagem estética da McLaren

Futura linguagem visual “mais simples e poderosa” inspira-se em históricos carros de estrada e de competição, prometendo uma maior diferenciação entre as propostas.

A estética dos McLaren atuais remonta ao lançamento do 12C, como tal a marca britânica está a preparar uma nova orientação visual, tendo já mostrados os primeiros “sketches” do que poderemos esperar. O fabricante de supercarros publicou apenas uma imagem teaser muito pouco reveladora, mas acrescentou que as futuras propostas saídas de Woking serão baseadas em cinco linhas principais: Epic (para captar a nossa atenção, tal como a aerodinâmica de um carro de F1), Athletic (para nos mostrar a eficiência do conjunto), Functional (porque cada elemento num McLaren precisa de ter uma razão de ser), Focused (relacionado com a ergonomia, ajudando o condutor a usufruir da performance disponível) e o Intelligent (porque a fiabilidade, a longevidade e a sustentabilidade são tão importantes para os proprietários como viajar em Mach III).

Outro dos esquiços agora mostrados aponta que a nova linguagem de design inspirar-se-á em carros de estrada e de competição da McLaren, sem que sejam propostas deliberadamente retro. O homem por detrás da nova “Performance by Design” é Tobias Sühlmann, ex-Bentley, mas que já tinha estado ao serviço da McLaren.  Se por um lado, os carros manterão um identidade típica da marca inglesa, haverá uma maior versatilidade, uma vez que o objetivo será “entrar em novos segmentos e a tecnologias de motorização do futuro” – uma alusão provável a SUV e elétricos, respetivamente. Independentemente do segmento em que se insiram, os novos McLaren terão em comum uma frente baixa com dois elementos simétricos, uma linha de ombros inclinada “Performance Line” (ao estilo dos lendários Can-Am) e uma traseira aberta similar à que foi utilizada no F1 motor V12.

O fabricante britânico adianta ainda que por dentro haverá uma estética inteligente, com cockpits envolventes (de forma a ligar o sucesso da McLaren com a Fórmula 1), superfícies concavas e uma visual dianteira semelhante à do horizonte – prometendo evitar um espaço claustrofóbico.

A McLaren não disse ainda quando colocará em prática esta nova linha visual, mas não deverá demorar muito, uma vez que o emblema mudou na semana passada de donos para o fundo Mumtalakat, oriundo do Bahrain.

Deixe um comentário

*