Alpine A290 estreará nas 24 Horas de Le Mans

Alpine A290

“Hot hatch” elétrico contará com modo “Overtake” que permite um “overboost” temporário.

A Alpine confirmou a data de apresentação do A290: 13 de junho, à margem das 24 Horas de Le Mans. O “hot hatch” elétrico será mostrado pouco tempo depois da revelação do novo Renault 5 E-Tech, com o qual partilhará a base CMFB-EV. O A290 funcionará como a primeira incursão da Alpine no mercado dos elétricos, num modelo que servirá de entrada de gama.

O novo modelo, para já mostrado ainda com padrão camuflado, evoluirá do A290 Beta concept do ano passado. Sabe-se que terá 39900 mm de comprimento, 1820 mm de largura, 1520 mm de altura, além de 2530 mm de distância entre eixos. O construtor francês diz que prestou especial atenção à vertente dinâmica deste A290, sobretudo no que diz respeito à resposta do motor, precisão de movimentos e agilidade. Espera-se que na versão final, o modelo elétrico traga uns faróis e luzes de nevoeiro típicas da Alpine, além de um para-choques dianteiro com entradas de ar verticais, acompanhado de uma entrada de ar inferior com padrão geométrico. Haverá também espelhos retrovisores convencionais e puxadores escondidos nas portas traseiras, além de saias laterais e arcos das rodas mais pronunciados, assim como jantes específicas de 19 polegadas, com a possibilidade de utilizar pneus de performance Pilot Sport S5, uns eco Pilot Sport EV ou de inverno Pilot Alpin 5. Atrás pontificará um spoiler mais contido comparativamente com o do concept, além de um para-choques menos agressivo. Estima-se ainda que existirão farolins verticais e um difusor modesto.

No interior, ainda mais diferenciado face ao concept, haverá um volante de fundo plano com três braços e um modo de condução específico OV (de Overtake), acionável no volante, que proporcionará um “overboost” temporário. A isso aliará umas bacquets desportivas revestidas em tecido e couro, painéis das portas estriados, saídas de ventilação afiladas e comandos físicos para o AC.

Estima-se que o modelo de produção trocará o conjunto bimotor do concept por apenas um motor com 273 cv. A isso juntará sistemas específicos de travagem e de suspensão.

Deixe um comentário

*