Alpine A290 “apanhado” antes da estreia

Alpine A290

“Pocket rocket” elétrico, que será uma versão mais “espigada” do novo Renault 5, deverá ter 273 cv.

A Alpine está a afinar os últimos detalhes do A290, que tem estreia prevista para junho. Por isso, a Carscoops publicou algumas fotos espia do novo “pocket rocket” elétrico que será uma versão mais “extrema” do novo Renault 5. O lançamento comercial está previsto para meados deste ano.

Apesar de ainda camuflado nas fotos em testes na neve, é possível identificar facilmente o modelo francês pelos logos “01” e pelas inscrições “A290 Prototype”, “A New Track Rise Above Yourself” e “You’ll see me soon”. Há ainda o hashtag #AlpineGoesElectric a promover o momento da revelação do modelo online. O A290 traz os mesmos faróis e luzes de nevoeiro com detalhes em forma de X que já vimos nos teasers oficiais da Alpine. A isso junta um para-choques dianteiro com entradas de ar dispostas na vertical e uma entrada inferior parcialmente fechada que assume um padrão geométrico. Mais atrás, vê-se que umas capas dos espelhos maiores face ao A290_Beta mostrado em 2023 e puxadores “escondidos” nas portas traseiras. A estes juntam-se saias laterais pronunciadas, arcos das rodas salientes e jantes específicas, similares às do protótipo. Na traseira há um spoiler mais pequeno e um para-choques com um formato um pouco mais contido no modelo de produção. Recebe igualmente farolins dispostos na vertical e um pequeno difusor. Por dentro, as mudanças parecem ser ainda maiores face ao concept. As fotos espia mostram um volante de fundo plano, bancos desportivos com apoio lombar adicional revestidos em couro e tecido, painéis das portas estriados, saídas de ventilação afiladas e há comandos físicos para o ar condicionado. Algumas imagens dão a entender que o ecrã central é flutuante.

Feito com base na plataforma CMFB-EV, o A290 terá jantes de 19 polegadas e a opção de três diferentes tipos de pneus Michelin (uns mais desportivos Pilot Sport S5, os mais eficientes Pilot Sport EV e os de inverno Pilot Alpin 5). Apesar de o concept ter uma configuração com dois motores (e tração integral), na versão de produção tudo parece indicar que teremos apenas um motor com 273 cv, acompanhada de uma suspensão e travões com afinação específica comparativamente com o Renault 5.

Deixe um comentário

*