A290_β antecipa “hot hatch” elétrico da Alpine

Alpine A290_β concept

Protótipo baseado no novo Renault 5 tem posição de condução central. Chega à produção em 2024.

O Renault 5 Alpine foi pioneiro entre os “hot hatch”, tendo sido lançado em 1976. Agora que o R5 está prestes a regressar na era da eletrificação, a Alpine vai também fazer uma versão mais “apimentada” em concordância. Para já, há um concept chamado Alpine A290_β a antecipar um modelo de produção a lançar em 2024. Esta derivação evoluirá a partir da plataforma CMF-B EV e será produzida em Douai, em França.

Tratando-se de protótipo, este A290_β (Beta) segue alguns elementos do que já se viu no Renault 5 concept de 2021, acentuado mais a veia desportiva. O elétrico traz faróis quadripartidos e farolins derivados do A470 utilizado em corridas de resistência. Este modelo vem pintado de branco com apontamentos em preto, nomeadamente o capot e o tejadilho, além da zona inferior da carroçaria em carbono forjado com inserções em azul. O A290 tem 4,05 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,48 m de altura e conta com jantes de 20 polegadas com um desenho invulgar e a bandeira de França ao centro. Estas surgem acompanhadas por pneus Michelin.  Segundo o fabricante, o A290 será ligeiramente mais pesado que o A110 (que regista cerca de 1100 kg na balança, dependendo da versão).

Por dentro, há espaço para três ocupantes dispostos em forma de seta, com o condutor sentado numa posição central numa bacquet em fibra de carbono, ligeiramente à frente dos dois passageiros. O interior é minimalista, com um volante angular, inspirado no F1 A523 e no LMP2 A470. Este interior não deverá ser o mesmo do modelo final, que deverá seguir uma configuração mais convencional, de quatro lugares. Ao estilo da F1, existirá um botão “OV” que permitirá  overboost com cerca de 10 segundos.

Quanto ao sistema propulsor, segundo adiantou à Autocar o engenheiro-chefe da marca, Robert Bonneto, o A290_β terá duas opções: no lançamento uma versão com o mesmo sistema do Renault Mégane E-Tech Electric, com 218 cv, a que se juntará em 2027 uma versão de topo com um sistema desenvolvido pela Renault, Valeo e Valeo-Siemens, com 272 cv. A bateria será de nova geração, 15 kg mais leve, mas deverá manter os 52 kWh do Renault Zoe, que atinge 383 km. Além disso, este modelo contará com um sistema de vectorização de binário e uma suspensão traseira multibraços (também já confirmada para o R5). Em complemento, a afinação da suspensão será mais rígida no Alpine, existirão três modos de condução (Wet, Dry e Ful), além de pinças de travões de quatro êmbolos da Brembo, herdadas do A110 coupé.

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