Quinto elemento da gama deverá ser um SUV elétrico de base STLA Large.
Após a apresentação do Junior, a Alfa Romeo parece determinada em apostar noutro SUV, desta vez para o topo da gama. Pelo menos é este o desejo do patrão da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, que em entrevista à Autocar foi claro, dizendo que tem preferência por um SUV maior do que o Stelvio para o quinto membro da família. Previsto para 2027, este SUV elétrico (na imagem um “render” digital da Autocar) seria um potencial concorrente do Porsche Cayenne, do BMW iX e do Mercedes EQE SUV.
A “luz verde” acerca da produção deste modelo ainda sem nome conhecido será dada no final deste ano, com Imparato a dizer que prefere um SUV maior do que um hatchback compacto para suceder ao Giulietta (a outra hipótese forte em cima da mesa). A Autocar adianta que o avanço deste quarto SUV para a gama Alfa Romeo (após o Junior, Tonale e Stelvio) depende do desenvolvimento da “eletrificação” nos EUA, do potencial do mercado asiático e do volume de vendas de propostas rivais do segmento E na Europa.
A confirmar-se, este SUV de topo de alta performance evoluirá a partir da base STLA Large, que permite carregamentos ultrarrápidos, e que atualmente já deu origem a propostas da Jeep e da Maserati. Imparato afirma que o desenho final do modelo está concluído.
As propostas apostas da Alfa Romeo serão as novas gerações do Stelvio e do Giulia, a lançar em 2025 e 2026, respetivamente. Ambos trocarão a base Giorgio pela STLA. A estes juntar-se-ão algumas edições limitadas similares ao 33 Stradale.