Mazda confirma berlina elétrica EZ-6 para a Europa

Mazda EZ-6

Feito com base numa plataforma dos chineses da Changan, o novo concorrente do Tesla Model 3 chegará ao Velho Continente do outono deste ano.

A Mazda vai lançar na Europa o EZ-6, uma berlina elétrica que pretende medir forças com propostas tais como o BMW i4, o Polestar 2 ou o Tesla Model 3. Trata-se de um modelo que foi mostrado em abril no Salão de Pequim como uma espécie de alternativa elétrica ao Mazda6. O EZ-6 será produzido na China no âmbito da joint-venture da Mazda com a Changan e além do mercado chinês vê agora confirmado o lançamento nos EUA e no continente europeu a partir do próximo outono. Isto significa que a berlina “zero emissões” será feita com base numa plataforma modular da Changan, chamada EPA1, a mesma utilizada num sedan de tamanho similar chamado Deepal SL03. No mercado chinês, o EZ-6 estará disponível numa versão elétrica de tração traseira com 218 cv e 320 Nm ou com 255 cv e 320 Nm, com uma autonomia estimada até 600 km. Os BEV poderão ter baterias de 58,9 ou 66,8 kWh. A esta junta-se uma versão com extensor de autonomia, cada vez mais popular na China, com cerca de 1000 km de alcance teórico. Resta saber se a versão REx também será aposta na Europa.

O EZ-6 tem 4921 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2900 mm. Este novo Mazda contará com um sistema de condução autónoma de nível 4 da Qualcomm, que por motivos legais estará disponível para já ao nível 2 – obrigando a uma supervisão humana constante. Além de dar continuidade à filosofia “jinba ittai” (“carro e condutor como sendo um só”) presente no antecessor Mazda6, o EZ-6 traz uma distribuição de peso 50:50, uma suspensão traseira multibraços e um spoiler traseiro auto-nivelável que ajuda a manter a estabilidade a velocidades mais elevadas. Por dentro, o ambiente é minimalista, embora luxuoso, tendo concentradas as principais funções no ecrã central de 14,6 polegadas do sistema de infotainment – que opera via tátil e com comandos por voz -, embora com o auxílio de alguns comandos hápticos no volante.

Este será o segundo modelo elétrico da Mazda na Europa depois do crossover MX-30.

Deixe um comentário

*