Mazda MX-30 recebe novo motor rotativo

Nova versão híbrida plug-in e-Skyactiv R-EV traz motor Wankel que opera como gerador. Anuncia o triplo da autonomia da variante elétrica.

Cerca de uma década depois, o motor rotativo está volta com o MX-30 e-Skyactiv R-EV. Só que desta vez, em vez de ser utilizado num desportivo como o RX-8, surge com a função de extensor de autonomia. Este novo motor a gasolina tem 830 cc, tecnologia de injeção direta e uma taxa de compressão elevada, de 11.9:1. Debita 75 cv às 4700 rpm e 116 Nm às 4000 rpm. Além disso, é 15 kg mais leve face ao Wankel que era utilizado no RX-8, ocupando apenas 840 mm de largura. Essas dimensões compactas fizeram com que não fosse necessário alterar a carroçaria para acomodar o novo sistema.

O novo motor não está ligado diretamente às rodas, sendo apenas um gerador de energia que pretende aumentar a autonomia do motor elétrico, de 166 cv e 260 Nm (mais 21 cv e 11 Nm que o MX-30 elétrico) – esse sim responsável pelo movimento das rodas. No fundo é um sistema similar ao que a BMW utilizou no i3 REx – nesse caso com um motor de moto de 650 cc. Nesta versão o SUV japonês consegue uma autonomia total até 600 km, o triplo do que é anuncia para o MX-30 elétrico. O motor a gasolina rotativo tem o depósito posicionado em frente ao eixo traseiro e a bateria de 17,8 kWh surge instalada debaixo da carroçaria. A marca nipónica acredita que o carro funcionará sobretudo em modo elétrico, uma vez que segundo o seu estudo cada condutor gasta apenas 85 km de autonomia por dia. A bateria demora 1h40 a carregar numa wallbox de 11 kW. Numa tomada DC consegue obter de 20 a 80% da carga em 25 minutos. Estão disponíveis os modos de condução Normal, EV (que possibilita circular até 85 km em modo “zero emissões”) e Charge.

O e-Skyactiv R-EV precisa de 9,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, tendo uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 140 km/h. Esta versão híbrida plug-in com motor rotativo pesa 1703 kg, mas anuncia uma média de consumos de 1 l/100 km e emissões de CO2 de 21 g/km.

O R-EV chega no verão, tendo à disposição os níveis Prime Line e Exclusive Line. Há ainda uma versão Makoto e outra, limitada, denominada Edition R, disponível na cor Jet Black com detalhes em Maroon Rouge (em homenagem ao R360). Este surge com o símbolo do motor rotativo nos encostos de cabeça dos bancos, na chave e nos tapetes.

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