Protótipo antecipa Ariel elétrico

Ariel E-Nomad concept

Com versão de produção prevista para 2026, o “off-roader” tem 896 kg e 285 cv.

A Ariel revelou um protótipo próximo da produção de uma versão elétrica do Nomad 2, um “off-roader” de alta performance que tinha sido mostrado no mês passado. Este E-Nomad, cuja versão de produção deverá avançar em 2026, promete prestações ao nível do modelo térmico, embora tenha atributos adicionais. Promete, no entanto, custar sensivelmente mais 12 mil euros que o modelo térmico cujo preço já arranca nos 80 mil euros.

O E-Nomad fará a sua primeira aparição ao público a 4 de setembro no Low Carbon Vehicle Event, no centro técnico de Millbrook, em Bedfordshire (no Reino Unido). Este modelo será construído com a ajuda de dois parceiros: a Rockfort Engineering e a BAMD Composites, além de contar com o apoio do programa estatal Advanced Propulsion Centre que comparticipou com 355 mil euros. O chassis spaceframe em aço e a suspensão independente são as mesmas do Nomad 2, assim como a configuração de tração integral. O motor é fornecido pela BorgWarner e é arrefecido a água, tendo 285 cv e 488 Nm. O resultado são 0-100 km/h em 3,4 segundos (em qualquer terreno, alegadamente) e uma velocidade máxima de 185 km/h.

A Ariel prevê que este modelo beneficiará da utilização fora de estrada para uma condução mais precisa em virtude do binário elevado debitado no eixo traseiro e da possibilidade de condução “one pedal”. O E-Nomad beneficiará ainda de um sistema de travagem regenerativa e de um novo sistema de ABS. O motor consiste numa unidade Cascadia Motion iDM 190, uma caixa com uma única velocidade e um inversor, colocados em frente ao eixo posterior – sendo que o peso total da unidade é de apenas 92 kg. A energia vem de uma bateria de 450V, 41 kWh de capacidade que utiliza módulos 12 Pegasus V3 e cujo peso de cifra apenas nos 300 kg que colocada atrás da antepara traseira (de modo a otimizar a distribuição de peso e a reduzir ao máximo a cablagem utilizada) e dotada de um sistema sofisticado de aquecimento e arrefecimento otimizado para utilização em TT e em pista. Esta carrega de 20 a 80% em 25 minutos. O E-Nomad tem uma carroçaria feita de material compósito biológico proveniente de uma fibra natural, com fibras de celulose, permitindo rigidez e elevada resistência à tração. Este material permite poupar mais de 70% em CO2 comparativamente com outros. Ao todo o E-Nomad pesa apenas 896 kg. O formato de carroçaria do modelo final ainda está a ser desenvolvido, mas terá um foco na aerodinâmica.

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