Ariel Nomad 2 traz motor do Ford Focus ST

Ariel Nomad 2

“Off-roader” tem menos de 700 kg e uma rigidez estrutural 60% superior.

A Ariel Motor Company é especialista em “brinquedos” para fora de estrada. Agora, após o sucesso da primeira geração, é a vez do Nomad 2. Com exceção de três componentes, todo o resto deste modelo “aventureiro” é totalmente novo. A principal mudança operada reside debaixo do capot, com o motor Honda 2.4 K24 com compressor, de um Civic Type R, a ser trocado por uma unidade 2.3 turbo herdada de um Ford Focus ST. Este motor de quatro cilindros a gasolina, que foi calibrado especificamente para este buggy habitado a ser conduzido em estrada, debita 309 cv e 520 Nm. O construtor britânico permite ainda optar por duas versões mais modestas, com 306 cv e 451 Nm, além de uma versão base com 264 cv e 385 Nm. Este modelo de 680 kg consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 216 km/h.

O Nomad 2 tem 3,40 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,47 m de altura e 2,39 m de distância entre eixos. Este modelo de dois lugares tem como mais-valia os 48 graus de ângulo de aproximação e 64 graus de ângulo de saída. Em complemento, traz jantes de 16 polegadas a “calçarem” pneus Yokohama Geolandar A/T 235/70R16 e molas Eibach em ambos os eixos. Em alternativa à caixa manual de seis velocidades do Focus ST, existe uma caixa sequencial da Quaife de seis relações, semelhante à que é utilizada no Atom 4/4R. Há ainda um travão de mão hidráulico ao estilo dos carros de drift e de ralis. Os únicos componentes herdados da primeira geração foram o volante, os pedais e a tampa do depósito de combustível. Para acompanhar o aumento de potência, o 2 vem equipado com discos de travão 40% maiores. Em opção, existe a opção de pinças de travão de quatro êmbolos da AP e discos ventilados de 290 mm do Atom 4. A juntar a isso, a rigidez estrutural foi melhorada em mais de 60% face ao modelo original.

Entre os opcionais, há jantes forjadas de 18 polegadas e de jantes beadlock de 16”, além de um ABS ajustável (com modos para estrada e TT). A isso acrescenta uma cobertura do tejadilho que protege dos raios UV, além de umas prateleiras traseiras. O preço começa nos 80 mil euros no Reino Unido. A primeira aparição pública do Ariel Nomad 2 acontecerá no Festival de Velocidade de Goodwood dentro de poucos dias.

Deixe um comentário

*