Crossover elétrico é o maior e mais potente modelo da história da marca, com dimensões similares às de um Mercedes-Benz GLC. Versão Brabus tem 646 cv.
A revelou oficialmente o seu maior modelo de sempre: o #5. Trata-se de um crossover/SUV compacto elétrico com um interior tecnológico. Com lançamento na Europa previsto para o próximo ano, esta proposta distingue-se pelos faróis oblongos, interligados através de uma tira iluminada, assim como por uma série de pequenos elementos luminosos de forma oval. Destaque também para as proteções em plástico da carroçaria e para as linhas simplificadas. Os designers optaram por puxadores escamoteáveis das portas e por jantes aerodinamicamente otimizadas com a tampa central de efeito flutuante, ao estilo de um Rolls-Royce. Há também uma janela lateral de efeito flutuante e pilares o logo da Smart nos pilares D. É possível encomendar a Summer Edition, que traz uma barra luminosa no tejadilho, degraus laterais e uma escada que ajuda a aceder ao compartimento de arrumação posicionado no teto. Realce igualmente para a proteção inferior na carroçaria, para o guincho de reboque elétrico e para o compartimento exterior ao estilo do Land Rover Defender. Com 4705 mm de comprimento e 2900 mm de distância entre eixos, o #5 tem dimensões similares às de um Mercedes-Benz GLC (que ainda assim é 13 mm mais comprido e mas com menos 28 mm entre eixos).
Por dentro, o posicionamento mais premium deste #5 continua com a utilização de elementos em couro, madeira de carvalho e bancos dianteiros “zero gravidade” que podem reclinar até 121 graus. Este modelo traz igualmente luz ambiente com 256 cores e um sistema de som Sennheiser com 21 altifalantes. O ambiente é dominado por um painel de instrumentos digital com 10,3 polegadas e por dois ecrãs de 13” (com o do centro a exibir as funções de infotainment, dotado por sua vez de um avatar chamado Leo que é um sistema de inteligência artificial acionável por voz). Em complemento, existe um head-up display de realidade aumentada com 25,6 polegadas. Atrás, destaque para os bancos aquecidos e com encostos de cabeça ajustáveis, para a cortina elétrica, para as luzes de leitura em LED estilo avião e para o modo conforto que possibilita ganhar mais espaço para as pernas. Com o rebatimento destes lugares, a mala chega aos 1530 litros de capacidade, complementados por mais 34 litros distribuídos por várias zonas no habitáculo e por uma “frunk”.
A Smart confirma que a bateria é de 100 kWh, capaz de um alcance máximo até 560 km WLTP. Este modelo equipado com uma arquitetura de 800V tem funções de carregamento ultrarrápido que possibilita encher de 10 a 80% da carga em 15 minutos. Recorde-se que segundo dados do governo chinês existirão versões de tração traseira com 340 e 363 cv e versões de tração integral com 587 e 646 cv (para a versão Brabus).