Renovado Volvo XC90 deverá manter-se após 2030

Volvo XC90

SUV sueco recebe novidades estéticas e no interior, mas também atualizações nos motores e suspensão.

A segunda geração do Volvo XC90 foi lançada em 2015, teve um primeiro facelift em 2019 e agora uma nova atualização, que estará à venda no final deste ano. Desta renovação constam motorizações híbridas mais eficientes, nova tecnologia e novos materiais, mais texturados e sustentáveis. Destaque para os faróis “martelo de Thor” redesenhados e para a nova grelha com padrão diagonal, com formato similar ao elétrico EX90, além de uns farolins com um novo grafismo e jantes de 20 a 22”. Já no interior, nota para um novo ecrã tátil disposto na vertical com 11,2 polegadas, em vez de 9”, com um sistema operativo com novas funções e de utilização mais intuitiva, segundo o fabricante. A isso junta-se um novo porta-copos 2+1 e um carregador wireless para smartphone.

Entre as motorizações há um novo híbrido plug-in T8 que combina um motor a gasolina de quatro cilindros turbo com 310 cv e um motor elétrico com 145 cv, permitindo um alcance em modo elétrico até 70 km. A bateria de 14,7 kWh de capacidade carrega em cerca de 3 horas. A este juntam-se os “mild hybrid” a gasolina de quatro cilindros turbo B5 com 250 cv e B6 (com compressor elétrico) com 300 cv, sujeitos a, que prometem ser mais eficientes, uma suspensão renovada (com configuração de triângulos sobrepostos à frente e eixo integral traseiro, além de amortecimento seletivo em frequência – o sistema pneumático é opcional) e melhor insonorização.

Ouvido pela Autocar, o CEO da Volvo Jim Rowan deu a entender que o XC90 a combustão continuará em catálogo após 2030. Recorde-se que a marca sueca tinha previsto uma transição total para a eletrificação até ao final da presente década. O XC90 estará disponível em versões de cinco, seis e sete lugares. A mala tem 680 litros de capacidade na versão de cinco lugares “mild hybrid” e 640 litros no PHEV. Estes valores caem para 302 e 262 litros, respetivamente, nas versões com três filas de bancos.

Deixe um comentário

*