Ford Ranger ganha versão híbrida com 279 cv

Ford Ranger PHEV

Pick-up combina o motor a gasolina 2.3 Ecoboost com um motor elétrico, oferecendo 690 Nm e um alcance máximo em modo elétrico até 45 km.

A Ford apresentou a versão híbrida plug-in da Ranger no Salão de Hannover, na Alemanha. Esta versão PHEV mantem a capacidade de carga (1 tonelada) e as aptidões para fora de estrada das versões convencionais da gama, mas aumentou a capacidade de reboque para até 3500 kg e acrescentando um modo elétrico. Esta nova variante, que serve de ponte entre a gama normal e Raptor, é feita com base na versão Stromtrak. O sistema “eletrificado” combina um motor 2.3 Ecoboost turbo com um motor elétrico com 102 cv, para um total de 279 cv e 690 Nm. A versão híbrida da pick-up dispõe de uma bateria de 11,8 kWh de capacidade que permite um alcance em modo elétrico até 45 km. De acordo com o fabricante, a bateria carrega na totalidade em menos de 4 horas, beneficiando ainda de travagem regenerativa. O sistema PHEV conta ainda com uma versão atualizada do sistema Pro Power Onboard, que possibilita alimentar ferramentas, dispositivos elétricos e atrelados de campismo – de série com 23 kWh (ou opcionalmente com fornecimento de 6,9 kWh). A potência é distribuída pelas quatro rodas por via de uma caixa automática de dez velocidades e com um sistema de tração integral e-4WD, que dispõe de uma caixa de redutoras e de um diferencial autoblocante traseiro. Os engenheiros da Ford apostaram para este modelo numa suspensão reconfigurada, tendo em conta uma diferente distribuição de peso.

Esteticamente, a variante PHEV acrescenta a tomada de carregamento, posicionado junto ao depósito de combustível. A isso junta detalhes específicos e mais equipamento, por via da versão Stormtrak. Destaque para as novas jantes de 18 polegadas, para o novo padrão em favo de mel na grelha, novas decorações exteriores e saias laterais redesenhadas com o “lettering” PHEV. A pick-up vem pintada na cor exclusiva Chill Grey, embora haja a opção Agate Black. De fábrica inclui também os faróis Matrix LED e o sistema Flexible Rack System. Por dentro, realce para a inclusão de melhores materiais, sistema de som B&O com 10 altifalantes e câmara de 360 graus no sistema de infotainment com ecrã de 12 polegadas.

A Ranger PHEV será produzida em Silverton, na África do Sul. Chegará à Europa na primavera de 2025.

Deixe um comentário

*