Skoda revela SUV elétrico Elroq com 560 km de autonomia

Skoda Elroq

Aquele que promete ser o modelo “zero emissões” mais barato do seu segmento começa nos 33 mil euros nalguns mercados.

A Skoda mostrou o Elroq, um SUV elétrico que custará cerca de 33 mil euros nalguns mercados europeus e oferecer até 560 km de alcance. Este novo modelo da marca checa, que promete ser o modelo elétrico mais barato do seu segmento, tendo em conta o tamanho da bateria e o equipamento de série, será lançado no início do próximo ano.

O Elroq carateriza-se por adotar a linguagem de design Modern Solid, com a frente Tech-Deck Face que substitui uma grelha tradicional por um painel preto brilhante que serve para ocultar sensores e a câmara dianteira. A isso junta faróis bipartidos e um capot delineado que recebe um “lettering” em vez do logo da marca checa. Nota também para as cortinas de ar dispostas na vertical e arrefecimento ativo, numa carroçaria com proteções em plástico no seu redor e otimizada aerodinamicamente – permitindo um coeficiente de 0,26. Além dos detalhes em cromado escuro, é possível eleger entre jantes de 19 a 21 polegadas. O Elroq tem 4488 mm de comprimento, 1884 mm de largura, 1625 mm de altura e 2765 mm de distância entre eixos – o equivalente a mais 98 mm de comprimento e mais 127 mm entre eixos face ao Karoq.

O interior é minimalista, sendo possível encontrar um painel de instrumentos digital de pequenas dimensões e um volante com o nome da marca. A isso alia um ecrã central com 13 polegadas e HUD com realidade aumentada (em opção). Existe à disposição um assistente por voz Laura com integração de ChatGPT, que ajuda a comandar o infotainment, navegação e climatização, entre outros. É possível aceder a alguns botões físicos, há uma consola central flutuante e luz ambiente. Os revestimentos são em tecido RecyTitan e TechnoFil – ambos materiais de origem sustentável. Entre os detalhes Simply Clever destaque para o guarda-chuva na porta, zona de armazenamento para os ocupantes da segunda fila e a espátula para raspar gelo com medidor de profundidade do piso do pneu. A mala tem 470 litros, expansível a 1580 litros com o rebatimento da segunda fila.

O SUV feito com base na plataforma MEB está disponível no nível de acesso com o 50 com bateria de 55 kWh e motor traseiro com 170 cv/125 kW e 310 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 9 segundos, uma velocidade máxima de 160 km/h e 375 km de alcance (WLTP). Segue-se o 60 com autonomia superior a 400 km, com motor traseiro de 204 cv/150 kW e 310 Nm, que faz 0-100 km/h em 8,5 seg. e com a mesma velocidade de topo. A versão de referência é para já o 85 e bateria de 82 kWh a prometer 581 km de alcance. Debita 286 cv/210 kW e 545 Nm, faz 0-100 km/h em 6,6 segundos e chega aos 180 km/h de máxima. Está também prevista uma versão de tração integral 85x com dois motores. Ao nível dos carregamentos, estes variam entre 145, 165 e 175 kW – sendo que neste último com a bateria de 82 kWh é possível obter de 10 a 80% da carga em 28 minutos.

Deixe um comentário

*