Alpine Alpenglow é um protótipo V6 a hidrogénio com 740 cv

Alpine Alpenglow HY6 Concept

Motor biturbo desenvolvido pela marca francesa permite atingir 9000 rpm.

A Alpine continua o processo de desenvolvimento de um protótipo a hidrogénio, agora com o Alpenglow HY6 apresentado no Salão de Paris, em França. A mais recente evolução do hipercarro traz uma nova motorização V6 capaz de debitar o dobro do antigo HY4 de quatro cilindros. Além disso, apresenta um exterior mais refinado, próximo do que será possível ver num modelo de produção.

O motor desenvolvido pela Alpine é um V6 3.5 biturbo capaz de debitar 740 cv às 7600 rpm e 770 Nm de binário máximo atingido às 5000 rpm, com um “red line” às 9000 rpm. Este bloco tem quatro árvores de cames à cabeça acionadas por corrente, quatro válvulas por cilindro e opera exclusivamente a hidrogénio (que é armazenado em três depósitos de alta pressão, cada um com 2,1 kg). A potência é transmitida às rodas traseiras por via de uma caixa sequencial Xtrac de seis velocidades. Esteticamente, há também novidades a apontar, nomeadamente as entradas de ar no capot, um deck traseiro redesenhado, com uma cobertura transparente do motor e uma asa traseira mais convencional. A carroçaria é totalmente feita em fibra de carbono, medindo 5,20 metros de comprimento. O hipercarro traz faróis futuristas, uma superfície vidrada envolvente e lâminas transparentes – elementos que o fazem parecer um protótipo de Le Mans do futuro.

Aliás, a FIA poderá vir a autorizar a partir de 2028 que modelos a hidrogénio participem nas 24 Horas de Le Mans. Apesar de admitir que este concept é uma espécie de laboratório para a competição, a Alpine admite que poderá vir a construir a versão de produção. O Alpenglow HY6 foi alvo também de outras modificações e melhoramentos técnicos não especificados. É possível que seja feito com base num chassis Ligier LMP3, tal como HY4 que foi mostrado em maio. Recorde-se que o Alpenglow original era um protótipo estático que estreou no Salão de Paris em 2022.

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