EXP 15 abre caminho para era elétrica da Bentley

Bentley EXP 15 Concept

O protótipo é uma espécie de berlina com “calças arregaçadas” ultraluxuosa, sem lugar de passageiro à frente.

A Bentley estreou o EXP 15 concept, que pretende antecipar a estética do seu primeiro modelo elétrico a lançar em 2026 – um Luxury Urban SUV que será feito com base na mesma plataforma do Porsche Cayenne elétrico. Este estudo com 5,4 metros de comprimento é, mais concretamente, uma limousine de três portas, com três lugares e uma cama para o cão integrada. O EXP 15 é, portanto, parte coupé, parte berlina, parte crossover. No geral há uma mistura de linhas direitas, com arcos das rodas arredondados. A linha de cintura elevada confere-lhe um aspeto musculado e o óculo traseiro é pequeno. O EXP 15 traz uma frente Upright Elegance, dominada por uma grelha fechada de grandes dimensões. A isso junta uns faróis verticais e um novo símbolo da Bentley, além de um capot iluminado e uma frunk. Mais atrás, há um capot plano, um tejadilho preto inclinado que contrasta com a cor dourada-prateada da carroçaria. A isso alia umas jantes aprimoradas aerodinamicamente e uma altura ao solo considerável. Nota para a escolha de uma configuração de três portas, embora haja apenas espaço à frente para o condutor. A traseira, um pouco mais genérica, traz dois spoilers ativos no topo do tejadilho, um difusor ativo e farolins estilizados. O modelo elétrico final será diferente deste EXP 15, mas a orientação estética será neste sentido.

Por dentro, o EXP 15 tem uma configuração de três lugares, com uma cama para o cão integrada ao lado do condutor, no lugar normalmente ocupado pelo banco do “pendura”. Em opção, em vez disso, este interior flexível permite que possam ser colocadas em vez disso duas malas. O lugar do passageiro lateral pode assumir três posições: numa posição traseira Standard, em modo reclinado Relax ou em modo Co-pilot, pois através de uma calha dá para chegar o banco para o lado do condutor. Este banco roda ainda em 45 graus de modo a facilitar o acesso. E, claro, o espaço para pernas é significativo é bastante generoso para quem for nesse banco. A marca fala ainda de um sistema Concertina Floor Storage que tem apoios para os pés que se arrumam no piso do carro quando não estão a ser utilizados. No tablier existe o Wing Gesture, um painel digital a todo a largura. Este consiste numa instrumentação digital e num ecrã de infotainment intitulado Mechanical Marvel que indica informações como a navegação ou a carga da bateria. A isso junta-se um ecrã para o passageiro, útil caso este se chegue à frente. Os ecrãs podem ser desligados para revelar uma superfície de madeira folheada que é visível por baixo do vidro. Já o volante e os comandos têm um aspeto vanguardista. Os lugares posteriores surgem separados por uma consola central deslizante que integra um ecrã e uma fonte de iluminação. A consola alberga um mini-bar e alguns botões. A mala é de grandes dimensões e pode funcionar como mesa de piquenique. Parte da porta do compartimento de bagagem rebate-se para revelar dois pequenos bancos. 

Segundo o fabricante, este concept é 100% elétrico, tem tração integral (com um motor por eixo), autonomia generosa e permite “velocidades de recarga compatíveis com a conveniência que os clientes esperam de um Bentley”.

Deixe um comentário

*