Leapmotor B05 é um compacto elétrico com “preço canhão”

Leapmotor B05

O hatchback elétrico de fabrico chinês é um concorrente do VW ID 3.

A Leapmotor continua a alargar a sua gama, desta vez com o B05, um hatchback compacto 100% elétrico que vem concorrer com propostas como o VW ID 3 ou do MG 4, entre outros. Este modelo da Stellantis feito na China tem como principal argumento o preço acessível: começando abaixo dos 29.900 euros que é pedido pelo “irmão” B10 nalguns mercados europeus. 

Este B05, que na China é conhecido como Lafa 5, foi apresentado no Salão de Munique, na Alemanha. A sua produção arrancará no início de 2026 e traz como opcional a decoração Ultra, que lhe confere uma carroçaria com linhas mais agressivas, que remete para uma proposta mais desportiva. Com efeito, o B05 é um “irmão” do crossover B10, que já se encontra disponível para encomenda na Europa – aliás, ambos serão feitos com base na mesma plataforma. O público-alvo do B05 são jovens que estejam interessados num elétrico acessível, com um visual estilizado e um interior focado na tecnologia. Visualmente, o novo Leapmotor traz faróis escurecidos interligados por uma pequena grelha, entradas de ar nos para-choques, portas sem moldura e faróis full-LED a toda a largura. O exemplar exibido em Munique vem pintado num amarelo vistoso, combinado com apontamentos em preto brilhante, além de umas jantes de 19 polegadas a condizer. Na versão para a China adiciona ainda um sistema de condução semi-autónoma com sensor LiDar. A variante Ultra será apresentada formalmente no final deste ano e distinguir-se-á pelo lábio mais pronunciado, asa traseira maior e um para-choques traseiro redesenhado.

O B05 tem 4430 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1520 mm de altura e 2735 mm de distância entre eixos. Estima-se que tenha o mesmo motor do B10, ou seja, uma versão de tração dianteira com 218 cv/160 kW e 240 Nm, com opção de bateria de 56.2 e 67.1 kWh, que no B10 proporcionam até 434 km de alcance. Recorde-se que a Stellantis ajudou a desenvolver o chassis com B10, apostando numa distribuição de peso de 50:50, além de uma suspensão com configuração multibraços – algo que também será aplicado ao B05. Por dentro, existirá também um painel de instrumentos de 8,8 polegadas e sistema de infotainment concentrado num ecrã tátil de 14,6 polegadas Snapdragon 8155 e com sistema operativo Leap OS 4.0 Plus.

Deixe um comentário

*