Existem cinco SUV entre os finalistas, numa seleção que inclui três modelos elétricos.
O júri do Car of the Year (COTY) revelou os nomes dos 7 finalistas da edição de 2026. Entre 20 e 25 de setembro, 60 jornalistas europeus, provenientes de 23 países, tiveram a oportunidade de testar 35 modelos pré-selecionados na região de Tannis, na Dinamarca, até chegar ao lote final.
O grupo é composto pelo Renault 4, Citroën C5 Aircross, Dacia Bigster, Fiat Grande Panda, Mercedes-Benz CLA, Kia EV4 e Skoda Elroq. Desta seleção final fazem assim parte cinco SUV e três modelos elétricos. A avaliação final demorará agora várias semanas a realizar. O processo começará em Espanha, na zona de Barcelona. Cada jurado terá 25 pontos para atribuir, com um máximo de 10 pontos por modelo, e a obrigação de votar em pelo menos em 5 dos 7 finalistas. Francisco Mota, colaborador da autoDRIVE, é um dos jurados.
O vencedor de 2026, que sucederá à dupla Renault 5/Alpine A290, só será conhecido a 9 de janeiro no Salão de Bruxelas, na Bélgica.