O Spirit of the Sand traz detalhes estéticos específicos, mais equipamento e proteções adicionais da carroçaria.
A Dacia venceu em janeiro o Dakar e decidiu comemorar a façanha com uma edição limitada do Duster chamada Spirit of Sand. Este modelo de tração integral traz alguns elementos estéticos mais “off-road”, além de proteções adicionais na zona inferior da carroçaria.
Feito com base na versão de topo Extreme, este Spirit of Sand acrescenta alguns autocolantes na zona inferior. Surge pintado na cor Sandstone, acompanhado de uns espelhos em Copper Brown e jantes de 17 polegadas em preto. A isso alia de série um escudo em duralumínio (uma liga de alumínio muito resistente) com 6 mm de espessura para proteger a zona do motor e da caixa de velocidades. Opcionalmente, é possível incluir uma caixa de carga no tejadilho, LEDs adicionais, pneus de todo o terreno BFGoodrich e mais 30 mm de altura ao solo.
Por dentro, realce para a inclusão de equipamento de série: um ecrã central de 10,1 polegadas, ar condicionado automático, banco do condutor com vários níveis de ajustamento, volante e bancos dianteiros aquecidos, câmara de auxílio ao estacionamento Multiview e sensores de estacionamento. Nota ainda para o cruise control adaptativo e sistema de deteção de ângulo morto.
Este Spirit of Sand está disponível apenas na versão bifuel Hybrid-G 150 4×4, um sistema que combina um motor 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid” a gasolina com um motor elétrico adicional no eixo posterior, uma bateria de 48V e uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades. Reúne um total de 154 cv e anuncia uma autonomia teórica até 1500 km. Com o início da comercialização agendado para abril, esta edição é limitada a 500 unidades, exclusivas para o mercado romeno.








