Porsche junta-se à Rimac em futuros supercarros elétricos

A marca alemã adquiriu 10% da start up croata com vista à criação conjunta de uma nova geração de desportivos elétricos.

A Porsche anunciou a compra de 10% da Rimac Automobili, criadores dos supercarros elétricos Concept One e do C_Two EV (na imagem). Com este negócio o construtor alemão pretende iniciar uma “estreita colaboração” com a start up croata com vista ao desenvolvimento de uma nova linha de produtos elétricos que arrancará com o Taycan (conhecido até há bem pouco tempo por Mission E), um modelo de 600 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos para concorrer com o Tesla Model S a partir de 2019. Mais tarde, está prevista a versão Cross Turismo do Taycan.

A marca de Estugarda ficou certamente impressionada com as especificações dos supercarros apresentados pela Rimac, que no caso do C_Two, um modelo de 2000 cv, que atinge 0-100 km/h em menos de 2 segundos, uma velocidade máxima de 412 km/h, sem deixar de anunciar uma autonomia até 650 km e precisar de apenas 30 minutos para carregar 80% das baterias de iões de lítio numa tomada rápida de 250 kW. Desde a sua fundação, em 2009, os croatas têm vindo a desenvolver um conjunto de baterias de alta tensão, os seus próprios motores elétricos e sistemas de gestão elétrica. A isso juntaram ainda a criação de um interface digital homem-máquina, com um sistema de reconhecimento facial, mas também adotando um sistema de condução autónoma de nível 4.

Deixe um comentário

*