Tesla prepara fábrica na China

Elon Musk já assinou um acordo com as autoridades de Xangai para a construção de uma fábrica com capacidade para produzir meio milhão de carros por ano.

A Tesla assinou um memorando de entendimento com as autoridades de Xangai para construir naquela região uma fábrica com dimensões e capacidade similares à de Fremont, nos EUA. Isto significa que a primeira fábrica da marca de carros elétricos fora dos EUA, a inaugurar em 2020, terá a capacidade para produzir até cerca de 500 mil unidades por ano (o que lhe permitirá duplicar a produção global atual quando atingir a sua capacidade máxima, em 2022 ou 2023, segundo a marca). Além da fábrica, a Tesla deverá investir num centro de pesquisa e desenvolvimento na China.

Este acordo surge após cerca de um ano de negociações e poderá ter sido decidido na sequência do conflito comercial entre os EUA e China, que já levou outras marcas, como a BMW, por exemplo, a chegarem a acordo com parceiros locais para produção na China. A imposição de novos impostos por parte do governo liderado por Donald Trump já levou a um aumento de 20 mil dólares na venda de carros da Tesla naquele país asiático – sendo que a Tesla vendeu menos de 15 mil carros na China em 2017, apesar do crescimento das vendas dos elétricos naquele território. Na sequência desta notícia, os títulos da Tesla ganharam 3,4%.

Até ao final do ano, a Tesla deverá anunciar a localização da sua fábrica na Europa.

Deixe um comentário

*