Renovado Tesla Model 3 Performance tem 517 cv

Tesla Model 3 Performance

Mais potente variante de sempre da berlina elétrica é também a com maior performance, anunciando 0-100 km/h em 3,1 segundos.

A Tesla desvendou a atualização do Model 3 Performance, que já se encontra disponível para encomenda, sendo que as primeiras unidades começarão a ser entregues em maio ou junho. Segundo o fabricante norte-americano, este Performance traz uma unidade motriz cuja potência contínua foi aumentada em 22% e cujo pico de potência aumentou em 32%. Além disso o pico máximo de binário subiu 16%, enquanto os consumos baixaram aproximadamente 2%. Estas alterações na dupla de motores (um por eixo) refletem-se em 517 cv e 741 Nm. É por isso que esta, que assume-se também como versão mais rápida de sempre da berlina elétrica, anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. Por sua vez, a velocidade máxima é de 262 km/h e a autonomia é de até 476 km.

Além da atualização do sistema propulsor, o renovado Performance inclui um chassis “mais capaz e mais orientado para a performance”, embora não sejam especificadas as alterações efetuadas. Sabe-se que esta variante traz componentes próprios que reduzem o peso e que, ao mesmo tempo, melhoram a rigidez do conjunto. Segundo o fabricante, entre as mudanças contam-se amortecedores adaptativos com hastes de pistão amortecedoras ocas, uma barra estabilizadora multissectorial, molas em aço de alta resistência e uma suspensão com suportes superiores mais rijos. O amortecimento, por exemplo, permite ajustamentos em tempo real e conta com três modos: Standard, Sport e Track. O modo Track passa a ser mais evoluído, integrado afinações específicas do motor, na suspensão, no arrefecimento do motor e incluindo o Vehicle Dynamic Controller numa única unidade. A Tesla promete uma experiência de condução mais previsível, com maior precisão. O controlo de estabilidade foi reprogramado, de modo a que o condutor possa ter maior liberdade para explorar os limites do carro. Outra novidade é a distribuição de binário como se o carro se tratasse de um tração traseira, novas pastilhas de travão “track ready” de série, novas jantes de alumínio forjado de 20 polegadas e pneus Pirelli P Zero 4 específicos para este modelo (com a promessa de menor resistência ao rolamento e incremento do conforto).

Visualmente, este modelo segue as mesmas alterações o Model 3 convencional, embora encaixando uns para-choques com um formato mais desportivo, um novo lábio dianteiro, um spoiler traseiro reconfigurado e um difusor mais agressivo. Estas alterações permitiram uma melhoria na componente aerodinâmica, trazendo menos 5% de coeficiente de arrasto e de 36% na resistência na zona inferior da carroçaria. Por dentro, há novos bancos desportivos com maior apoio lombar, 12 níveis de regulação elétrica, aquecidos e ventilados. A isso juntam-se novos vidros que melhoram a acústica e o isolamento, decorações em fibra de carbono, um sistema de som com 17 altifalantes, ecrã de infotainment com 15,4 polegadas e um ecrã de 8 polegadas para os ocupantes dos lugares posteriores.

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