Renault apresenta SUV coupé Arkana

View Gallery 9 photos

A marca francesa mostrou no Salão de Moscovo um novo modelo que a partir do próximo ano começará a ser comercializado na Rússia, China, América Latina e Coreia.

O mercado russo é atualmente o segundo mais representativo em termos de vendas para a Renault. Talvez por isso tenha apresentado na edição deste ano do Salão de Moscovo o Arkana um SUV de formato coupé que lançará localmente a partir da primeira metade do novo ano. Trata-se de um modelo feito a partir de uma derivação da plataforma B0 (a que apelidou de B0+) a mesma do SUV do segmento B Kaptur (semelhante ao Captur mas feito a partir de uma plataforma mais barata) e dos Dacia/Renault Duster – igualmente produzidos na Rússia. O Arkana está igualmente confirmado para a China, América Latina e Coreia. Além disso, o construtor francês deu a entender que poderá vir a fazer um modelo com as mesmas caraterísticas deste SUV coupé a partir de uma plataforma mais sofisticada com vista à introdução noutros europeus – seguindo a mesma estratégia que encetou para o Kaptur.

Desenvolvido em França, o Arkana (nome que remete para segredo ou mistério), que será o topo de gama da Renault no mercado russo, distingue-se pela linha de tejadilho pronunciada no final, detalhes cromados na zona lateral e linha de cintura elevada. O SUV do segmento C de cinco lugares possui uma significativa altura ao solo, arcos das rodas pronunciados, jantes de 19 polegadas, faróis full-LED e farolins formados por uma tira em full-LED. Ainda não se sabem as caraterísticas técnicas deste novo modelo, mas confirma-se que terá opção de tração integral.

A Renault será o primeiro construtor generalista a apostar num SUV com este formato, território onde os premium já têm uma presença forte há alguns anos sobretudo a BMW e a Mercedes-Benz, com o X4/X6 ou o GLC/GLE Coupé. A Skoda será o “senhor que se segue” com um Kodiaq GT no a lançar no mercado chinês no final deste ano.

Deixe um comentário

*