Kia prepara Ceed e Sportage plug-in

Nova geração da Kia Ceed Wagon terá uma versão híbrida plug-in

A marca coreana vai ainda apostar num novo Soul elétrico e num SUV a hidrogénio.

A Kia pretende alargar a sua oferta de modelos “eletrificados” com uma versão híbrida plug-in da nova carrinha Ceed (na imagem, na versão “convencional), uma nova geração do Soul elétrico (que será apresentada em novembro no Salão de Los Angeles) e um SUV de grandes dimensões movido a pilha de combustível, provavelmente feito com base no Sorento. Quem confirmou esta ofensiva foi Artur Martins, o português responsável de marketing da marca coreana na Europa, à Autocar.

No caso do Ceed PHEV, a lançar na segunda metade do próximo ano, prevê-se que recorra ao mesmo sistema utilizado no Niro PHEV. Em causa está um motor 1.6 a gasolina com 141 cv a funcionar em conjunto com um motor elétrico com 43 cv, para uma autonomia em modo elétrico de 58 km. Esta versão anuncia consumos de 1,5 l/100 km e 29 g/km de emissões de CO2. A produção deste primeiro PHEV da Kia em solo europeu terá lugar na Eslováquia.

Outros candidatos a receber sistemas híbridos plug-in são o Sportage e o Sorento, sendo que está na calha também uma nova geração do Optima PHEV. Martins estima que as versões “eletrificadas” terão de representar entre 25 e 30% das vendas de modo a que sejam atingidas as metas de CO2. O novo Soul chega na próxima primavera apenas em formato 100% elétrico, recorrendo ao mesmo sistema do e-Niro, com opções de baterias de 34 e 60 kWh, com autonomia até 450 km. O responsável operacional da Kia Europa, Emilio Herrera, estima que o e-Niro venda 20 mil unidades no Velho Continente entre 2019 e 2020. A Kia quer também apostar num modelo “fuel cell” com caraterísticas idênticas às do Hyundai Nexo, que ainda não se sabe se virá para a Europa.

Deixe um comentário

*